Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docentes no Subprojeto de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2023-2024, com a atuação de 24 bolsistas, em turmas dos anos iniciais, que desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 10 turmas, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. De um universo de 10 professores/as, colaboraram com a pesquisa três professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto. Analisou-se como professoras supervisoras do Pibid avaliam a sua participação no subprojeto. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo duas perguntas fechadas e sete abertas. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo, uma vez que as atividades desenvolvidas ocorrem, alternadamente, na UFPB e na escola parceira. A rotina de trabalho exaustiva, com turnos completos, na mesma escola ou em escolas de outros municípios, aparece como um fator impeditivo/dificultador, que não favorece uma maior participação das supervisoras no projeto. O tempo de docência, na escola, apareceu como um elemento chave para fortalecer essa comunidade de aprendizagem, denominada Pibid, com impactos mais robustos. Conclui-se, que, cabe refletir sobre essas temporalidades, seja no exercício docente, seja naquele destinado à participação das supervisoras no Pibid. Ou seja, o fortalecimento da profissão docente dessa categoria profissional deve perpassar também por políticas públicas que valorizem as temporalidades como um importante componente da formação continuada.A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docent" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2258_TB474_27022024105509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DA NÓBREGA CHAVES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "nchaves@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "VOZES DE PROFESSORAS SUPERVISORAS SOBRE O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA (ÁREA DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO): REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DISCENTE NO PIBID" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docentes no Subprojeto de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2023-2024, com a atuação de 24 bolsistas, em turmas dos anos iniciais, que desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 10 turmas, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. De um universo de 10 professores/as, colaboraram com a pesquisa três professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto. Analisou-se como professoras supervisoras do Pibid avaliam a sua participação no subprojeto. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo duas perguntas fechadas e sete abertas. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo, uma vez que as atividades desenvolvidas ocorrem, alternadamente, na UFPB e na escola parceira. A rotina de trabalho exaustiva, com turnos completos, na mesma escola ou em escolas de outros municípios, aparece como um fator impeditivo/dificultador, que não favorece uma maior participação das supervisoras no projeto. O tempo de docência, na escola, apareceu como um elemento chave para fortalecer essa comunidade de aprendizagem, denominada Pibid, com impactos mais robustos. Conclui-se, que, cabe refletir sobre essas temporalidades, seja no exercício docente, seja naquele destinado à participação das supervisoras no Pibid. Ou seja, o fortalecimento da profissão docente dessa categoria profissional deve perpassar também por políticas públicas que valorizem as temporalidades como um importante componente da formação continuada.A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docent" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2258_TB474_27022024105509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DA NÓBREGA CHAVES" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "nchaves@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências docentes no Subprojeto de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2023-2024, com a atuação de 24 bolsistas, em turmas dos anos iniciais, que desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 10 turmas, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. De um universo de 10 professores/as, colaboraram com a pesquisa três professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto. Analisou-se como professoras supervisoras do Pibid avaliam a sua participação no subprojeto. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo duas perguntas fechadas e sete abertas. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo, uma vez que as atividades desenvolvidas ocorrem, alternadamente, na UFPB e na escola parceira. A rotina de trabalho exaustiva, com turnos completos, na mesma escola ou em escolas de outros municípios, aparece como um fator impeditivo/dificultador, que não favorece uma maior participação das supervisoras no projeto. O tempo de docência, na escola, apareceu como um elemento chave para fortalecer essa comunidade de aprendizagem, denominada Pibid, com impactos mais robustos. Conclui-se, que, cabe refletir sobre essas temporalidades, seja no exercício docente, seja naquele destinado à participação das supervisoras no Pibid. Ou seja, o fortalecimento da profissão docente dessa categoria profissional deve perpassar também por políticas públicas que valorizem as temporalidades como um importante componente da formação continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.