MORAES, Amanda Souza. Os itinerários formativos como expressão da inovação curricular. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109870>. Acesso em: 25/12/2024 22:39
A pesquisa refere-se a um estudo desenvolvido no Grupo de Pesquisas Formação didáticas e currículos da Universidade Federal de Alfenas – MG, procuramos compreender como as políticas curriculares vem se corporificando pautada no processo de inovação curricular referente a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas. Os itinerários formativos são unidades curriculares que passam a ser organizados por áreas de formação/itinerários específicos escolhidos individualmente pelos alunos, de um lado, mobiliza o aprofundamento e a ampliação das aprendizagens em áreas do conhecimento e, de outro, oferta e garante metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil e o projeto de vida das juventudes. Para tanto, partimos da contribuição teórica de Goodson(1995), Young (2000) e Moreira (1999), os quais apontam o currículo como sendo constituído por negociação renegociação, numa pluralidade de níveis e numa variedade de arenas. Para a geração de dados, realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico fundamentada no contexto das escolas estaduais do estado de Minas Gerais. o desenvolvimento da proposta avaliativas para os itinerários formativos e suas discussões sobre as incertezas na prática avaliativa dos alunos matriculados no Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais Assim, os resultados buscam evidenciar por meio da análise documental, à luz do referencial teórico pesquisado, o desenvolvimento da proposta avaliativas para os itinerários formativos e suas discussões sobre as incertezas na prática avaliativa dos alunos matriculados no Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais.