Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112845
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5646
    "inscrito_id" => 13817
    "titulo" => "A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE"
    "resumo" => "A integração da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, fundamentada nos princípios da metodologia Montessoriana, da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da pedagogia emancipatória de Freire, justifica-se pela sua capacidade de promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos científicos complexos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de indivíduos capazes de aplicar seus conhecimentos de forma responsável e inovadora no contexto atual. Portanto investigar e analisar a aplicação da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, integrando os princípios da metodologia Montessoriana, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a pedagogia emancipatória de Freire, com foco em promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos é primordial. A metodologia adotada neste estudo é a Revisão Integrativa de Literatura, um método sistemático que consolida conhecimentos de diversas fontes sobre um tema específico, oferecendo uma compreensão abrangente e aprofundada através de uma abordagem metodológica rigorosa. A aprendizagem significativa, ao conectar novos conhecimentos aos prévios de forma significativa, potencializa a assimilação e aplicação dos conceitos científicos, diferenciando-se da aprendizagem mecânica, baseada na memorização sem compreensão. A ludicidade, ao integrar autonomia e colaboração, facilita a compreensão e aplicação dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa abordagem, enriquecida pelos princípios de Montessori, Ausubel e Freire, prepara os alunos para enfrentar desafios científicos de forma responsável e inovadora. Além disso, a aprendizagem significativa é mais eficaz quando os alunos são ativos no processo de aprendizagem, realizando experimentos, fazendo observações diretas e participando de discussões reflexivas. Em síntese, a abordagem lúdica, embasada em Montessori, Ausubel e Freire, transforma o ensino em um espaço dinâmico e centrado no aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos de forma responsável e inovadora em Ciências da Natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13817_TB5646_26102024155952.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "obruno60@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112845
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5646
    "inscrito_id" => 13817
    "titulo" => "A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE"
    "resumo" => "A integração da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, fundamentada nos princípios da metodologia Montessoriana, da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da pedagogia emancipatória de Freire, justifica-se pela sua capacidade de promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos científicos complexos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de indivíduos capazes de aplicar seus conhecimentos de forma responsável e inovadora no contexto atual. Portanto investigar e analisar a aplicação da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, integrando os princípios da metodologia Montessoriana, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a pedagogia emancipatória de Freire, com foco em promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos é primordial. A metodologia adotada neste estudo é a Revisão Integrativa de Literatura, um método sistemático que consolida conhecimentos de diversas fontes sobre um tema específico, oferecendo uma compreensão abrangente e aprofundada através de uma abordagem metodológica rigorosa. A aprendizagem significativa, ao conectar novos conhecimentos aos prévios de forma significativa, potencializa a assimilação e aplicação dos conceitos científicos, diferenciando-se da aprendizagem mecânica, baseada na memorização sem compreensão. A ludicidade, ao integrar autonomia e colaboração, facilita a compreensão e aplicação dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa abordagem, enriquecida pelos princípios de Montessori, Ausubel e Freire, prepara os alunos para enfrentar desafios científicos de forma responsável e inovadora. Além disso, a aprendizagem significativa é mais eficaz quando os alunos são ativos no processo de aprendizagem, realizando experimentos, fazendo observações diretas e participando de discussões reflexivas. Em síntese, a abordagem lúdica, embasada em Montessori, Ausubel e Freire, transforma o ensino em um espaço dinâmico e centrado no aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos de forma responsável e inovadora em Ciências da Natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13817_TB5646_26102024155952.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "obruno60@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A integração da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, fundamentada nos princípios da metodologia Montessoriana, da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da pedagogia emancipatória de Freire, justifica-se pela sua capacidade de promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos científicos complexos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de indivíduos capazes de aplicar seus conhecimentos de forma responsável e inovadora no contexto atual. Portanto investigar e analisar a aplicação da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, integrando os princípios da metodologia Montessoriana, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a pedagogia emancipatória de Freire, com foco em promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos é primordial. A metodologia adotada neste estudo é a Revisão Integrativa de Literatura, um método sistemático que consolida conhecimentos de diversas fontes sobre um tema específico, oferecendo uma compreensão abrangente e aprofundada através de uma abordagem metodológica rigorosa. A aprendizagem significativa, ao conectar novos conhecimentos aos prévios de forma significativa, potencializa a assimilação e aplicação dos conceitos científicos, diferenciando-se da aprendizagem mecânica, baseada na memorização sem compreensão. A ludicidade, ao integrar autonomia e colaboração, facilita a compreensão e aplicação dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa abordagem, enriquecida pelos princípios de Montessori, Ausubel e Freire, prepara os alunos para enfrentar desafios científicos de forma responsável e inovadora. Além disso, a aprendizagem significativa é mais eficaz quando os alunos são ativos no processo de aprendizagem, realizando experimentos, fazendo observações diretas e participando de discussões reflexivas. Em síntese, a abordagem lúdica, embasada em Montessori, Ausubel e Freire, transforma o ensino em um espaço dinâmico e centrado no aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos de forma responsável e inovadora em Ciências da Natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.