Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114204
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7593
    "inscrito_id" => 18179
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo versa sobre os estereótipos da deficiência construídos pelo ideário capacitista. O problema indaga sobre como a literatura infantil pode contribuir na desconstrução de estereótipos da deficiência e da diversidade na infância. Os objetivos tratam de analisar a partir da obra “O saci que não tinha uma perna só”, a complexidade com que a formação cultural pode afetar o imaginário das crianças, uma maneira de “ler” o mundo e consequentemente vivê-lo, que coloca inúmeros obstáculos à inclusão. Nesse sentido, partindo de que as crianças refletem a sociedade e os conhecimentos mais difundidos e que a distância temporal entre adultos e crianças é onde a educação acontece, Richter (2016), Walter Benjamin (2009) dentre outros/as, são escolhas ao aprofundamento teórico. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir da análise da obra “O saci que não tinha uma perna só” de autoria de Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier. Os resultados do estudo apontam que as percepções de mundo das crianças são reflexos de formação cultural, muitas vezes cunhadas em desconhecimentos sobre o que são as deficiências e a diversidade como potencialidades nas diferenças; outro achado é de que a reprodução de práticas infantis traduz o convívio próprio do cotidiano delas. A Obra, portanto, se destaca por apresentar uma experiência lúdica e crítica de expansão do mundo, bem como, tenciona ideias sobre a inclusão, valoriza as diferenças e se posiciona na desconstrução dos estereótipos sociais desde a infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18179_TB7593_11062024175016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES"
    "autor_nome_curto" => "MIQUELLY TITO"
    "autor_email" => "miquelly@unifap.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114204
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7593
    "inscrito_id" => 18179
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: “O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ” E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA INFÂNCIA"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo versa sobre os estereótipos da deficiência construídos pelo ideário capacitista. O problema indaga sobre como a literatura infantil pode contribuir na desconstrução de estereótipos da deficiência e da diversidade na infância. Os objetivos tratam de analisar a partir da obra “O saci que não tinha uma perna só”, a complexidade com que a formação cultural pode afetar o imaginário das crianças, uma maneira de “ler” o mundo e consequentemente vivê-lo, que coloca inúmeros obstáculos à inclusão. Nesse sentido, partindo de que as crianças refletem a sociedade e os conhecimentos mais difundidos e que a distância temporal entre adultos e crianças é onde a educação acontece, Richter (2016), Walter Benjamin (2009) dentre outros/as, são escolhas ao aprofundamento teórico. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir da análise da obra “O saci que não tinha uma perna só” de autoria de Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier. Os resultados do estudo apontam que as percepções de mundo das crianças são reflexos de formação cultural, muitas vezes cunhadas em desconhecimentos sobre o que são as deficiências e a diversidade como potencialidades nas diferenças; outro achado é de que a reprodução de práticas infantis traduz o convívio próprio do cotidiano delas. A Obra, portanto, se destaca por apresentar uma experiência lúdica e crítica de expansão do mundo, bem como, tenciona ideias sobre a inclusão, valoriza as diferenças e se posiciona na desconstrução dos estereótipos sociais desde a infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18179_TB7593_11062024175016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES"
    "autor_nome_curto" => "MIQUELLY TITO"
    "autor_email" => "miquelly@unifap.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este estudo versa sobre os estereótipos da deficiência construídos pelo ideário capacitista. O problema indaga sobre como a literatura infantil pode contribuir na desconstrução de estereótipos da deficiência e da diversidade na infância. Os objetivos tratam de analisar a partir da obra “O saci que não tinha uma perna só”, a complexidade com que a formação cultural pode afetar o imaginário das crianças, uma maneira de “ler” o mundo e consequentemente vivê-lo, que coloca inúmeros obstáculos à inclusão. Nesse sentido, partindo de que as crianças refletem a sociedade e os conhecimentos mais difundidos e que a distância temporal entre adultos e crianças é onde a educação acontece, Richter (2016), Walter Benjamin (2009) dentre outros/as, são escolhas ao aprofundamento teórico. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir da análise da obra “O saci que não tinha uma perna só” de autoria de Adan Lucas, Claudevania Carvalho e Rute Xavier. Os resultados do estudo apontam que as percepções de mundo das crianças são reflexos de formação cultural, muitas vezes cunhadas em desconhecimentos sobre o que são as deficiências e a diversidade como potencialidades nas diferenças; outro achado é de que a reprodução de práticas infantis traduz o convívio próprio do cotidiano delas. A Obra, portanto, se destaca por apresentar uma experiência lúdica e crítica de expansão do mundo, bem como, tenciona ideias sobre a inclusão, valoriza as diferenças e se posiciona na desconstrução dos estereótipos sociais desde a infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.