Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE ENSINO NO PROJETO INTEGRADOR NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111355
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3491
    "inscrito_id" => 10930
    "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO NO PROJETO INTEGRADOR NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ."
    "resumo" => "O projeto integrador na educação profissional é uma abordagem pedagógica que visa integrar os conhecimentos teóricos e práticos de diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema central. A prática de ensino no projeto integrador pode variar dependendo das especificidades do projeto e das diretrizes pedagógicas da instituição. No entanto, a integração de várias disciplinas em torno de um tema, temas multidisciplinares, aprendizagem baseada em problema pode desenvolver o pensamento científico do aluno. No caso do curso técnico de informática, isso pode incluir disciplinas como programação, bancos de dados ou ser interdisciplinar, envolvendo outras áreas de conhecimento. Os professores podem desempenhar um papel importante na orientação dos alunos ao longo do projeto, fornecendo suporte, feedback e direcionamento necessário. É importante ressaltar que a implementação específica de um projeto integrador varia de acordo com os recursos disponíveis, as características dos alunos e as preferências pedagógicas da escola e dos professores envolvidos. Portanto, os projetos integradores na educação profissional são uma maneira eficaz de preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho, integrando teoria e prática de maneira significativa, relevante e ajudando o aluno do curso a escolher a área que maior tem afinidade dentro da informática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10930_TB3491_02102024224642.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIRLENE DA SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Cirlene da Silv"
    "autor_email" => "cirlene.mendes@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111355
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3491
    "inscrito_id" => 10930
    "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO NO PROJETO INTEGRADOR NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ."
    "resumo" => "O projeto integrador na educação profissional é uma abordagem pedagógica que visa integrar os conhecimentos teóricos e práticos de diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema central. A prática de ensino no projeto integrador pode variar dependendo das especificidades do projeto e das diretrizes pedagógicas da instituição. No entanto, a integração de várias disciplinas em torno de um tema, temas multidisciplinares, aprendizagem baseada em problema pode desenvolver o pensamento científico do aluno. No caso do curso técnico de informática, isso pode incluir disciplinas como programação, bancos de dados ou ser interdisciplinar, envolvendo outras áreas de conhecimento. Os professores podem desempenhar um papel importante na orientação dos alunos ao longo do projeto, fornecendo suporte, feedback e direcionamento necessário. É importante ressaltar que a implementação específica de um projeto integrador varia de acordo com os recursos disponíveis, as características dos alunos e as preferências pedagógicas da escola e dos professores envolvidos. Portanto, os projetos integradores na educação profissional são uma maneira eficaz de preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho, integrando teoria e prática de maneira significativa, relevante e ajudando o aluno do curso a escolher a área que maior tem afinidade dentro da informática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10930_TB3491_02102024224642.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIRLENE DA SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Cirlene da Silv"
    "autor_email" => "cirlene.mendes@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto integrador na educação profissional é uma abordagem pedagógica que visa integrar os conhecimentos teóricos e práticos de diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema central. A prática de ensino no projeto integrador pode variar dependendo das especificidades do projeto e das diretrizes pedagógicas da instituição. No entanto, a integração de várias disciplinas em torno de um tema, temas multidisciplinares, aprendizagem baseada em problema pode desenvolver o pensamento científico do aluno. No caso do curso técnico de informática, isso pode incluir disciplinas como programação, bancos de dados ou ser interdisciplinar, envolvendo outras áreas de conhecimento. Os professores podem desempenhar um papel importante na orientação dos alunos ao longo do projeto, fornecendo suporte, feedback e direcionamento necessário. É importante ressaltar que a implementação específica de um projeto integrador varia de acordo com os recursos disponíveis, as características dos alunos e as preferências pedagógicas da escola e dos professores envolvidos. Portanto, os projetos integradores na educação profissional são uma maneira eficaz de preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho, integrando teoria e prática de maneira significativa, relevante e ajudando o aluno do curso a escolher a área que maior tem afinidade dentro da informática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.