Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVELANDO O RACISMO ESTRUTURAL: VIVÊNCIAS ANTIRRACISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE CARUARU

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Esta pesquisa resulta de experiência desenvolvida com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na periferia de Caruaru (PE). A iniciativa surgiu a partir do componente curricular "Identidade Docente e Educação Antirracista" do curso de especialização em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE Garanhuns, da qual sou discente, que propôs para o Tempo Comunidade a elaboração de práticas antirracistas no contexto escolar. Em uma turma com significativa presença de alunos negros, foi exibida uma palestra com o Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida sobre o conceito de "Racismo Estrutural". A partir daí, promoveu-se rodas de conversas sobre as diversas formas de racismo (ambiental, religioso, institucional, etc.) e seus impactos nas vidas dos estudantes. A proposta teve como objetivo a desnaturalização das práticas e narrativas cotidianas geradoras de violências raciais. Este processo de conscientização objetivou gerar o empoderamento e a autopercepção da condição social dos/das alunos(as) através do letramento racial, pautado no domínio de conceitos acadêmicos sobre o debate étnico-racial e o resgate de saberes ancestrais afrocentrados. A escola, enquanto espaço de subjetivação, tem um papel vital na promoção de uma educação antirracista que vai além da folclorização das existências negras através do reconhecimento da contribuição cultural e social do povo negro de maneira profunda e contínua. Assim, pretendemos relatar nesta pesquisa o planejamento da sequência didática, a fundamentação teórica pautada nas pretagogias e conceitos do pensamento sociológico afrocentrado, a execução dos envolvimentos pedagógicos e os impactos desta vivência no cotidiano escolar e nas narrativas produzidas pelos alunos. A relevância da atividade evidencia-se pela culminâcia denúncias por parte dos alunos negros de práticas de racismo cometidas no ambiente escolar. Essa reação pode ser interpretada como um reflexo do confronto lancinante com a realidade racial, mostrando a complexidade e a profundidade do processo de conscientização antirracista.

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