Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112480
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5128
    "inscrito_id" => 14931
    "titulo" => "O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14931_TB5128_23052024144230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IVALDO MENDES ROCHA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "IVALDO"
    "autor_email" => "ivaldimhcaba@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112480
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5128
    "inscrito_id" => 14931
    "titulo" => "O REFLEXO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FAZER DIDÁTICO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14931_TB5128_23052024144230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IVALDO MENDES ROCHA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "IVALDO"
    "autor_email" => "ivaldimhcaba@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Rede Municipal de Ensino de Horizonte - CE vem realizando processos de formação continuada com professores como estratégia de qualificação dos docentes de diferentes componentes curriculares e segmentos educacionais, assim como prática voltada ao fortalecimento do processo de desenvolvimento das aprendizagens em sala de aula. No tocante aos componentes curriculares de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza dos Anos Finais de Ensino Fundamental, o processo formativo tem buscado promover momentos de estudos e vivências voltadas à reflexão e à realização de oficinas procedimentais objetivando oferecer aos docentes estratégias diferenciadas para a construção de conhecimentos com o corpo discente, propondo a realização de metodologias lúdicas e experiências concretas que oportunizem a criação de sentido concernente ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula e o cotidiano da realidade social em que os estudantes estão inseridos. A proposta consiste na apresentação de metodologias ativas, conceitos e práticas durante o processo formativo, dos quais os(as) docentes têm a oportunidade de experienciar ativamente as propostas, percebendo o potencial das mesmas para tornar a aprendizagem mais significativa e atraente aos estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Durante os momentos de vivências, os(as) docentes têm a possibilidade de analisar como as metodologias podem ser desenvolvidas, observando as etapas e o tempo para a realização das mesmas e a abertura de diálogo entre seus pares, momentos nos quais há troca de experiências e são percebidas as possibilidades para aplicação prática na realidade de cada escola. O processo baseia-se na proposta da Base Nacional Comum Curricular voltado à organização de um ensino que oportunize levar em consideração inteligências múltiplas para a construção de conceitos com os discentes, valorizando sua inteligência cultural, aproximando as habilidades e conteúdos à sua efetivação prática, trazendo um novo significado ao processo educacional realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.