Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112730
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5487
    "inscrito_id" => 14415
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências em uma perspectiva de desenvolvimento de uma educação inclusiva ainda é um desafio, tanto para os alunos quanto para os professores, com relação a sua real efetividade. A inclusão é o processo de inserir o aluno no ensino escolar com o objetivo de proporcioná-lo um ambiente de educação igualitária, no qual todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e desenvolver competências e habilidades. Diante disso, o estudo teve o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o desenvolvimento da educação inclusiva e os desafios em um contexto do ensino de Ciências. O estudo se caracteriza com uma abordagem qualitativa. se constituindo como uma pesquisa de levantamento bibliográfico. A base de dados selecionada para a busca dos materiais de análise foram os Anais do Conedu dos anos de 2019 a 2023. Observou-se que a educação inclusiva no ensino de ciências é um processo lento, apesar das leis, resoluções e decretos, os profissionais da educação apresentam inúmeras dificuldades e lacunas em relação ao trabalho com alunos que apresentam alguma dificuldade ou limitação, entretanto, demonstram interesse em aprender para conseguirem realizar uma aula efetiva de acordo com as necessidades específicas dos alunos, para que eles tenham as mesmas oportunidades de alcançar suas próprias metas e conhecimentos básicos necessários para o seu convívio na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14415_TB5487_27102024215210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE VITÓRIA LINO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "caroline.lino@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112730
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5487
    "inscrito_id" => 14415
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências em uma perspectiva de desenvolvimento de uma educação inclusiva ainda é um desafio, tanto para os alunos quanto para os professores, com relação a sua real efetividade. A inclusão é o processo de inserir o aluno no ensino escolar com o objetivo de proporcioná-lo um ambiente de educação igualitária, no qual todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e desenvolver competências e habilidades. Diante disso, o estudo teve o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o desenvolvimento da educação inclusiva e os desafios em um contexto do ensino de Ciências. O estudo se caracteriza com uma abordagem qualitativa. se constituindo como uma pesquisa de levantamento bibliográfico. A base de dados selecionada para a busca dos materiais de análise foram os Anais do Conedu dos anos de 2019 a 2023. Observou-se que a educação inclusiva no ensino de ciências é um processo lento, apesar das leis, resoluções e decretos, os profissionais da educação apresentam inúmeras dificuldades e lacunas em relação ao trabalho com alunos que apresentam alguma dificuldade ou limitação, entretanto, demonstram interesse em aprender para conseguirem realizar uma aula efetiva de acordo com as necessidades específicas dos alunos, para que eles tenham as mesmas oportunidades de alcançar suas próprias metas e conhecimentos básicos necessários para o seu convívio na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14415_TB5487_27102024215210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE VITÓRIA LINO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "caroline.lino@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Ciências em uma perspectiva de desenvolvimento de uma educação inclusiva ainda é um desafio, tanto para os alunos quanto para os professores, com relação a sua real efetividade. A inclusão é o processo de inserir o aluno no ensino escolar com o objetivo de proporcioná-lo um ambiente de educação igualitária, no qual todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e desenvolver competências e habilidades. Diante disso, o estudo teve o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o desenvolvimento da educação inclusiva e os desafios em um contexto do ensino de Ciências. O estudo se caracteriza com uma abordagem qualitativa. se constituindo como uma pesquisa de levantamento bibliográfico. A base de dados selecionada para a busca dos materiais de análise foram os Anais do Conedu dos anos de 2019 a 2023. Observou-se que a educação inclusiva no ensino de ciências é um processo lento, apesar das leis, resoluções e decretos, os profissionais da educação apresentam inúmeras dificuldades e lacunas em relação ao trabalho com alunos que apresentam alguma dificuldade ou limitação, entretanto, demonstram interesse em aprender para conseguirem realizar uma aula efetiva de acordo com as necessidades específicas dos alunos, para que eles tenham as mesmas oportunidades de alcançar suas próprias metas e conhecimentos básicos necessários para o seu convívio na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.