Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110897
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2848
    "inscrito_id" => 9344
    "titulo" => "SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Atendendo a necessidade que a Educação Física (EF) tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero no curso de formação em EF da UFAL. Ele foi desenvolvido em formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em EF Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que problematizo o fato da não predominância, no curso de EF, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais. 2) Transição de gênero e sociedade; no qual trago os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo de transição, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes. 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; tópico em que destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF. 4) Identidade a partir da diáspora; temática na qual ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9344_TB2848_14052024220100.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS NOAH TYSAJ"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS TYSAJ"
    "autor_email" => "thomasnoahtysaj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110897
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2848
    "inscrito_id" => 9344
    "titulo" => "SABERES DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE EM TRANSIÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Atendendo a necessidade que a Educação Física (EF) tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero no curso de formação em EF da UFAL. Ele foi desenvolvido em formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em EF Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que problematizo o fato da não predominância, no curso de EF, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais. 2) Transição de gênero e sociedade; no qual trago os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo de transição, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes. 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; tópico em que destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF. 4) Identidade a partir da diáspora; temática na qual ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9344_TB2848_14052024220100.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS NOAH TYSAJ"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS TYSAJ"
    "autor_email" => "thomasnoahtysaj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atendendo a necessidade que a Educação Física (EF) tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, o objetivo deste estudo foi compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero no curso de formação em EF da UFAL. Ele foi desenvolvido em formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em EF Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que problematizo o fato da não predominância, no curso de EF, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais. 2) Transição de gênero e sociedade; no qual trago os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo de transição, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes. 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; tópico em que destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF. 4) Identidade a partir da diáspora; temática na qual ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.