ROCHA, Maria Silvia Pinto De Moura Libr et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108909>. Acesso em: 23/11/2024 14:31
Trata-se de pesquisa sobre as expectativas de crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento humano. Apresenta resultados da aplicação de um jogo de percurso, especialmente projetado para a pesquisa, em que 26 crianças da Educação Infantil foram convidadas a falarem sobre suas experiências neste segmento e suas expectativas para o primeiro ano, no qual ingressarão no semestre seguinte. Foram realizadas 7 partidas, com as crianças organizadas em pequenos grupos coordenados pelas professoras das turmas. As partidas foram vídeo filmadas e transcritas integralmente. Com as análises do material empírico foram construídos três núcleos: (i) motivação das crianças para o binômio brincar/estudar; (ii) associação de estudo com tarefas extenuantes e (iii) dúvidas sobre a vida escolar. Estes resultados permitem ampliar os argumentos sobre a relevância das pesquisas de escuta das crianças, reafirmando suas contribuições para construir junto com elas o cotidiano escolar, mas também para identificarmos pontos que requerem ações educacionais para superação de aspectos que podem dificultar o processo de transição. Ressaltamos que estes esforços educacionais devem estar alinhados com situações sociais de desenvolvimento que promovam vinculação não alienada com as atividades escolares e que permitam às crianças experienciarem práticas significativas, tanto da perspectiva social quanto pessoal.