Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 6093
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB."
    "resumo" => "A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6093_TB890_23102024160412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERIKY"
    "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 6093
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB."
    "resumo" => "A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6093_TB890_23102024160412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERIKY"
    "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.