Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MULHER E A CIRANDA DE PEDRA: A BUSCA POR AUTONOMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112633
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5343
    "inscrito_id" => 12849
    "titulo" => "A MULHER E A CIRANDA DE PEDRA: A BUSCA POR AUTONOMIA"
    "resumo" => "Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir do projeto de pesquisa Memórias de Mulheres do Mato Grande, desenvolvido em 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus João Câmara. O objetivo deste artigo é demonstrar como o romance Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles (2009), está interligado ao pensamento de Woolf (1928), na obra Um teto todo seu, como construção literária que extrapola os limites formais, por apresentar um conteúdo social atual, relevante e comprometido politicamente, sob duas perspectivas fundantes do romance: a busca da protagonista por fazer parte da ciranda de pedra e o processo da educação como emancipação, possibilitando a vivência de uma alternativa para uma protagonista fora da união conjugal. Esta pesquisa possui natureza qualitativa e foi desenvolvida a partir de dois procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, para delinear o campo da discussão teórica e fundamentar a análise dos dados; e a Análise Textual Discursiva (ATD), para a execução da leitura, interpretação e tratamento dos dados, de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). Halbwachs (2013) estabelece os pressupostos na abordagem da categoria memória, na identificação das quatro etapas das memórias da protagonista do romance em análise. A primeira etapa é a infância, no núcleo familiar de sua mãe; a segunda, quando ela realiza o sonho de morar com o pai; a terceira, a perda do encanto, quando decide abdicar da ciranda que a rejeita; e, por fim, sua transformação por meio do processo educativo e das experiências. Considerou-se a influência de Woolf (2009) nos aspectos formais, ou seja, na construção da personagem e no conteúdo, uma vez que a força de Virgínia na narrativa, em busca de um lugar próprio, coincide com as demandas postas pela feminista inglesa na obra Um teto todo seu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12849_TB5343_23052024180637.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI RODRIGUES DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "Sueli Rodrigues"
    "autor_email" => "sunadiajda@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112633
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5343
    "inscrito_id" => 12849
    "titulo" => "A MULHER E A CIRANDA DE PEDRA: A BUSCA POR AUTONOMIA"
    "resumo" => "Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir do projeto de pesquisa Memórias de Mulheres do Mato Grande, desenvolvido em 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus João Câmara. O objetivo deste artigo é demonstrar como o romance Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles (2009), está interligado ao pensamento de Woolf (1928), na obra Um teto todo seu, como construção literária que extrapola os limites formais, por apresentar um conteúdo social atual, relevante e comprometido politicamente, sob duas perspectivas fundantes do romance: a busca da protagonista por fazer parte da ciranda de pedra e o processo da educação como emancipação, possibilitando a vivência de uma alternativa para uma protagonista fora da união conjugal. Esta pesquisa possui natureza qualitativa e foi desenvolvida a partir de dois procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, para delinear o campo da discussão teórica e fundamentar a análise dos dados; e a Análise Textual Discursiva (ATD), para a execução da leitura, interpretação e tratamento dos dados, de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). Halbwachs (2013) estabelece os pressupostos na abordagem da categoria memória, na identificação das quatro etapas das memórias da protagonista do romance em análise. A primeira etapa é a infância, no núcleo familiar de sua mãe; a segunda, quando ela realiza o sonho de morar com o pai; a terceira, a perda do encanto, quando decide abdicar da ciranda que a rejeita; e, por fim, sua transformação por meio do processo educativo e das experiências. Considerou-se a influência de Woolf (2009) nos aspectos formais, ou seja, na construção da personagem e no conteúdo, uma vez que a força de Virgínia na narrativa, em busca de um lugar próprio, coincide com as demandas postas pela feminista inglesa na obra Um teto todo seu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12849_TB5343_23052024180637.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI RODRIGUES DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "Sueli Rodrigues"
    "autor_email" => "sunadiajda@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir do projeto de pesquisa Memórias de Mulheres do Mato Grande, desenvolvido em 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus João Câmara. O objetivo deste artigo é demonstrar como o romance Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles (2009), está interligado ao pensamento de Woolf (1928), na obra Um teto todo seu, como construção literária que extrapola os limites formais, por apresentar um conteúdo social atual, relevante e comprometido politicamente, sob duas perspectivas fundantes do romance: a busca da protagonista por fazer parte da ciranda de pedra e o processo da educação como emancipação, possibilitando a vivência de uma alternativa para uma protagonista fora da união conjugal. Esta pesquisa possui natureza qualitativa e foi desenvolvida a partir de dois procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, para delinear o campo da discussão teórica e fundamentar a análise dos dados; e a Análise Textual Discursiva (ATD), para a execução da leitura, interpretação e tratamento dos dados, de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). Halbwachs (2013) estabelece os pressupostos na abordagem da categoria memória, na identificação das quatro etapas das memórias da protagonista do romance em análise. A primeira etapa é a infância, no núcleo familiar de sua mãe; a segunda, quando ela realiza o sonho de morar com o pai; a terceira, a perda do encanto, quando decide abdicar da ciranda que a rejeita; e, por fim, sua transformação por meio do processo educativo e das experiências. Considerou-se a influência de Woolf (2009) nos aspectos formais, ou seja, na construção da personagem e no conteúdo, uma vez que a força de Virgínia na narrativa, em busca de um lugar próprio, coincide com as demandas postas pela feminista inglesa na obra Um teto todo seu.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.