Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SINERGIA ENTRE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8012
    "inscrito_id" => 9201
    "titulo" => "A SINERGIA ENTRE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Considerando as orientações previstas na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação básica (Brasil, 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), documentos norteadores da formação docente e do ensino no Brasil que põem em relevo o trabalho com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, este trabalho tem por objetivo discutir resultados de estudos sobre o uso de Recursos Educacionais Digitais e multiletramentos na formação docente. Metodologicamente, o estudo de cunho bibliográfico, foi realizado em diferentes bases de dados científicos (Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, OASIS BR e SciELO – Brasil), configurando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, a qual buscou responder à seguinte questão: qual a sinergia e contribuições os Recursos Educacionais Digitais (RED) e os multiletramentos oferecem à formação de professores? Teoricamente, a investigação se ancora nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995, 2005; 2014); em estudos que tematizam a formação de professores (Nóvoa, 2022; Freire, 1996; Silva e SantosMarques, 2022); em estudos sobre multiletramentos (Rojo; 2012; Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020) e nos estudos que investigam o papel dos RED na formação docente (Sales, 2014; Couto, 2017). Os resultados da pesquisa apontam que o domínio dos multiletramentos e os RED possibilitam ao docente uma prática pedagógica mais inovadora e dinâmica, além de uma formação que atende às atuais demandas do mundo digital, o qual se submete a um processo de transformação tecnológica que se expande, exponencialmente, pelo fato de possibilitar a criação de saberes entre campos de inovação numa linguagem digital, a qual implica diferentes linguagens, modos e tecnologias e que gera, armazena e recupera informações em diferentes tempos e espaços de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9201_TB8012_05082024142211.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luandson Luis"
    "autor_email" => "professorluandsonluis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8012
    "inscrito_id" => 9201
    "titulo" => "A SINERGIA ENTRE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Considerando as orientações previstas na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação básica (Brasil, 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), documentos norteadores da formação docente e do ensino no Brasil que põem em relevo o trabalho com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, este trabalho tem por objetivo discutir resultados de estudos sobre o uso de Recursos Educacionais Digitais e multiletramentos na formação docente. Metodologicamente, o estudo de cunho bibliográfico, foi realizado em diferentes bases de dados científicos (Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, OASIS BR e SciELO – Brasil), configurando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, a qual buscou responder à seguinte questão: qual a sinergia e contribuições os Recursos Educacionais Digitais (RED) e os multiletramentos oferecem à formação de professores? Teoricamente, a investigação se ancora nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995, 2005; 2014); em estudos que tematizam a formação de professores (Nóvoa, 2022; Freire, 1996; Silva e SantosMarques, 2022); em estudos sobre multiletramentos (Rojo; 2012; Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020) e nos estudos que investigam o papel dos RED na formação docente (Sales, 2014; Couto, 2017). Os resultados da pesquisa apontam que o domínio dos multiletramentos e os RED possibilitam ao docente uma prática pedagógica mais inovadora e dinâmica, além de uma formação que atende às atuais demandas do mundo digital, o qual se submete a um processo de transformação tecnológica que se expande, exponencialmente, pelo fato de possibilitar a criação de saberes entre campos de inovação numa linguagem digital, a qual implica diferentes linguagens, modos e tecnologias e que gera, armazena e recupera informações em diferentes tempos e espaços de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9201_TB8012_05082024142211.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luandson Luis"
    "autor_email" => "professorluandsonluis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Considerando as orientações previstas na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação básica (Brasil, 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), documentos norteadores da formação docente e do ensino no Brasil que põem em relevo o trabalho com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, este trabalho tem por objetivo discutir resultados de estudos sobre o uso de Recursos Educacionais Digitais e multiletramentos na formação docente. Metodologicamente, o estudo de cunho bibliográfico, foi realizado em diferentes bases de dados científicos (Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, OASIS BR e SciELO – Brasil), configurando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, a qual buscou responder à seguinte questão: qual a sinergia e contribuições os Recursos Educacionais Digitais (RED) e os multiletramentos oferecem à formação de professores? Teoricamente, a investigação se ancora nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995, 2005; 2014); em estudos que tematizam a formação de professores (Nóvoa, 2022; Freire, 1996; Silva e SantosMarques, 2022); em estudos sobre multiletramentos (Rojo; 2012; Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020) e nos estudos que investigam o papel dos RED na formação docente (Sales, 2014; Couto, 2017). Os resultados da pesquisa apontam que o domínio dos multiletramentos e os RED possibilitam ao docente uma prática pedagógica mais inovadora e dinâmica, além de uma formação que atende às atuais demandas do mundo digital, o qual se submete a um processo de transformação tecnológica que se expande, exponencialmente, pelo fato de possibilitar a criação de saberes entre campos de inovação numa linguagem digital, a qual implica diferentes linguagens, modos e tecnologias e que gera, armazena e recupera informações em diferentes tempos e espaços de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.