Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEITO DE CULTURA E AS DIFERENTES ABORDAGENS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114792
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8459
    "inscrito_id" => 20500
    "titulo" => "CONCEITO DE CULTURA E AS DIFERENTES ABORDAGENS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente estudo abordou a integração do tema cultura na prática educacional em sala de aula. O objetivo geral foi investigar como a discussão sobre cultura contribuiu para a formação dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará (Ifpa). Como objetivos específicos buscou-se compreender as diferentes abordagens pedagógicas, os desafios enfrentados e as estratégias utilizada para promover uma educação intercultural e inclusiva. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com uma professora atuante no ensino médio do IFPa. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de Candau (2008) e (2011), que destaca a importância da perspectiva intercultural na educação. As informações prestadas pela professora entrevistada permitiram verificar que a discussão sobre cultura em sala de aula proporciona uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, além disso, evidenciou-se que a abordagem intercultural na sala de aula enfrenta desafios, como o próprio desconhecimento da cultura qual o aluno faz parte , no qual a professora sugere trabalhos de pesquisa que envolva o contexto em que o aluno faz parte. No entanto, a análise aponta para o impacto positivo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos, quando se promovendo a valorização da sua cultura, o interesse no tema e a discussão em sala de aula. Concluímos que a integração do tema cultura na pratica educacional é fundamental para uma educação inclusiva e enriquecedora"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20500_TB8459_06082024215554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINEA DO SOCORRO CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARINEA SANTOS"
    "autor_email" => "carmarisan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114792
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8459
    "inscrito_id" => 20500
    "titulo" => "CONCEITO DE CULTURA E AS DIFERENTES ABORDAGENS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente estudo abordou a integração do tema cultura na prática educacional em sala de aula. O objetivo geral foi investigar como a discussão sobre cultura contribuiu para a formação dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará (Ifpa). Como objetivos específicos buscou-se compreender as diferentes abordagens pedagógicas, os desafios enfrentados e as estratégias utilizada para promover uma educação intercultural e inclusiva. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com uma professora atuante no ensino médio do IFPa. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de Candau (2008) e (2011), que destaca a importância da perspectiva intercultural na educação. As informações prestadas pela professora entrevistada permitiram verificar que a discussão sobre cultura em sala de aula proporciona uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, além disso, evidenciou-se que a abordagem intercultural na sala de aula enfrenta desafios, como o próprio desconhecimento da cultura qual o aluno faz parte , no qual a professora sugere trabalhos de pesquisa que envolva o contexto em que o aluno faz parte. No entanto, a análise aponta para o impacto positivo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos, quando se promovendo a valorização da sua cultura, o interesse no tema e a discussão em sala de aula. Concluímos que a integração do tema cultura na pratica educacional é fundamental para uma educação inclusiva e enriquecedora"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20500_TB8459_06082024215554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINEA DO SOCORRO CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARINEA SANTOS"
    "autor_email" => "carmarisan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo abordou a integração do tema cultura na prática educacional em sala de aula. O objetivo geral foi investigar como a discussão sobre cultura contribuiu para a formação dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará (Ifpa). Como objetivos específicos buscou-se compreender as diferentes abordagens pedagógicas, os desafios enfrentados e as estratégias utilizada para promover uma educação intercultural e inclusiva. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com uma professora atuante no ensino médio do IFPa. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de Candau (2008) e (2011), que destaca a importância da perspectiva intercultural na educação. As informações prestadas pela professora entrevistada permitiram verificar que a discussão sobre cultura em sala de aula proporciona uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, além disso, evidenciou-se que a abordagem intercultural na sala de aula enfrenta desafios, como o próprio desconhecimento da cultura qual o aluno faz parte , no qual a professora sugere trabalhos de pesquisa que envolva o contexto em que o aluno faz parte. No entanto, a análise aponta para o impacto positivo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos, quando se promovendo a valorização da sua cultura, o interesse no tema e a discussão em sala de aula. Concluímos que a integração do tema cultura na pratica educacional é fundamental para uma educação inclusiva e enriquecedora

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.