Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO "CORRIDA AO VINTE" COMO SITUAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112557
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5238
    "inscrito_id" => 8063
    "titulo" => "O JOGO "CORRIDA AO VINTE" COMO SITUAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade analisar as percepções dos alunos do 4° ano do ensino fundamental, acerca do jogo "corrida ao vinte" como situação de ensino da matemática, a pesquisa é qualitativa e trás resultados parciais de um estudo maior, realizada no clube de ciências da Universidade Federal do Pará, onde foi aplicada uma atividade onde envolvia noções Matemáticas, fundamentadas no âmbito da teoria das situações didáticas de Guy Brousseau. A teoria central da TSD é que os alunos aprendem ao resolver problemas em contexto desafiadores. Os resultados mostram que uma atividade específica, por meio de um jogo, proporcionou situações de aprendizagem significativas, engajamento e desenvolvimento de estratégias de resolução, assim como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos. Concluímos que, essa atividade coletiva e compartilhada tornou a aprendizagem matemática desafiadora e motivadora, proporcionando aos alunos adquirir conhecimentos fundamentais\u{A0}de\u{A0}matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8063_TB5238_26102024171011.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Almeida"
    "autor_email" => "lucas.santos@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112557
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5238
    "inscrito_id" => 8063
    "titulo" => "O JOGO "CORRIDA AO VINTE" COMO SITUAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade analisar as percepções dos alunos do 4° ano do ensino fundamental, acerca do jogo "corrida ao vinte" como situação de ensino da matemática, a pesquisa é qualitativa e trás resultados parciais de um estudo maior, realizada no clube de ciências da Universidade Federal do Pará, onde foi aplicada uma atividade onde envolvia noções Matemáticas, fundamentadas no âmbito da teoria das situações didáticas de Guy Brousseau. A teoria central da TSD é que os alunos aprendem ao resolver problemas em contexto desafiadores. Os resultados mostram que uma atividade específica, por meio de um jogo, proporcionou situações de aprendizagem significativas, engajamento e desenvolvimento de estratégias de resolução, assim como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos. Concluímos que, essa atividade coletiva e compartilhada tornou a aprendizagem matemática desafiadora e motivadora, proporcionando aos alunos adquirir conhecimentos fundamentais\u{A0}de\u{A0}matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8063_TB5238_26102024171011.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Almeida"
    "autor_email" => "lucas.santos@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar as percepções dos alunos do 4° ano do ensino fundamental, acerca do jogo "corrida ao vinte" como situação de ensino da matemática, a pesquisa é qualitativa e trás resultados parciais de um estudo maior, realizada no clube de ciências da Universidade Federal do Pará, onde foi aplicada uma atividade onde envolvia noções Matemáticas, fundamentadas no âmbito da teoria das situações didáticas de Guy Brousseau. A teoria central da TSD é que os alunos aprendem ao resolver problemas em contexto desafiadores. Os resultados mostram que uma atividade específica, por meio de um jogo, proporcionou situações de aprendizagem significativas, engajamento e desenvolvimento de estratégias de resolução, assim como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos. Concluímos que, essa atividade coletiva e compartilhada tornou a aprendizagem matemática desafiadora e motivadora, proporcionando aos alunos adquirir conhecimentos fundamentais de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.