OS ESTRANHOS CASOS DE BACAMARTE E JEKYLL: UMA ANÁLISE DE “O MÉDICO E O MONSTRO” E “O ALIENISTA” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112549 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5226 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "OS ESTRANHOS CASOS DE BACAMARTE E JEKYLL: UMA ANÁLISE DE “O MÉDICO E O MONSTRO” E “O ALIENISTA” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho se trata de uma investigação dos livros “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson (1886), e “O alienista”, de Machado de Assis (1882) e suas relações com as ciências buscando identificar possibilidades e potencialidades pedagógicas para a utilização dessas obras literárias no ensino de Ciências da Natureza. Esse estudo visa analisar como se pode refletir, a partir das obras, sobre o conhecimento científico e o fazer Ciências, considerando os papéis dos personagens e das discussões apresentadas nas obras, além de explorar como essas narrativas podem ser utilizadas para enriquecer o ensino das Ciências, construir relações interdisciplinares com o ensino de Linguagens e apoiar a construção de abordagens pedagógicas que facilitem a aprendizagem. A metodologia de análise literária e de suas relações com a Ciência utilizada foi baseada no trabalho de Piassi (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar integrando análise do saber científico, análise semiótica e dos signos linguísticos, bem como a exploração de alegorias e conjecturas. Esse método permite examinar como as narrativas literárias representam práticas e dilemas científicos, além de abordar seus conteúdos e processos, assim como as relações políticas e sociais das Ciências. A análise revela que ambos os autores utilizam a ficção para criticar e refletir sobre a prática científica, suas consequências éticas e as questões relevantes presentes nas sociedades brasileira e britânica do século XIX. É possível concluir que as duas obras oferecem valiosas lições sobre os limites éticos da Ciência e a complexidade da natureza humana, sendo recursos importantes para debates interdisciplinares no ensino que facilitam a elaboração de abordagens didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "674dc4a6cec2e_02122024113102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-12-02 11:31:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE TAVARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALICE FERREIRA" "autor_email" => "alice.tavares@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112549 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5226 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "OS ESTRANHOS CASOS DE BACAMARTE E JEKYLL: UMA ANÁLISE DE “O MÉDICO E O MONSTRO” E “O ALIENISTA” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho se trata de uma investigação dos livros “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson (1886), e “O alienista”, de Machado de Assis (1882) e suas relações com as ciências buscando identificar possibilidades e potencialidades pedagógicas para a utilização dessas obras literárias no ensino de Ciências da Natureza. Esse estudo visa analisar como se pode refletir, a partir das obras, sobre o conhecimento científico e o fazer Ciências, considerando os papéis dos personagens e das discussões apresentadas nas obras, além de explorar como essas narrativas podem ser utilizadas para enriquecer o ensino das Ciências, construir relações interdisciplinares com o ensino de Linguagens e apoiar a construção de abordagens pedagógicas que facilitem a aprendizagem. A metodologia de análise literária e de suas relações com a Ciência utilizada foi baseada no trabalho de Piassi (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar integrando análise do saber científico, análise semiótica e dos signos linguísticos, bem como a exploração de alegorias e conjecturas. Esse método permite examinar como as narrativas literárias representam práticas e dilemas científicos, além de abordar seus conteúdos e processos, assim como as relações políticas e sociais das Ciências. A análise revela que ambos os autores utilizam a ficção para criticar e refletir sobre a prática científica, suas consequências éticas e as questões relevantes presentes nas sociedades brasileira e britânica do século XIX. É possível concluir que as duas obras oferecem valiosas lições sobre os limites éticos da Ciência e a complexidade da natureza humana, sendo recursos importantes para debates interdisciplinares no ensino que facilitam a elaboração de abordagens didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "674dc4a6cec2e_02122024113102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-12-02 11:31:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE TAVARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALICE FERREIRA" "autor_email" => "alice.tavares@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }