Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PASSOS PARA A DIVERSIDADE RUMO À INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão por meio da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental é uma questão crucial para garantir uma educação equitativa, diversa e abrangente, a própria aula de educação física para esse grupo de alunos, por si só, já sendo um fator de inclusão. Este estudo propõe uma análise das práticas inclusivas empregadas nas aulas de educação física para crianças nessa faixa etária, tendo como ponto de partida a participação do professor de educação física nesse processo de inclusão. Com base em publicações de teorias da inclusão educacional e estratégias pedagógicas inclusivas, buscou-se compreender a diversidade abrangente e os desafios enfrentados, bem como os passos necessários para promover a inclusão de forma eficaz nesse contexto específico. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão examinadas as estratégias pedagógicas, postas em repositórios acadêmicos que tratam do tema, que visam atender às necessidades individuais e diversificadas de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor. Além disso, serão analisadas as adaptações curriculares realizadas para garantir que todos os alunos possam participar plenamente das aulas de educação física, respeitando suas habilidades e limitações, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como escopo dos possíveis conteúdos e suas aplicações. O papel do ambiente escolar também será explorado, destacando a importância de uma cultura escolar que valorize a diversidade e promova o respeito mútuo entre os alunos. Através da colaboração entre educadores, gestores escolares e profissionais da área da educação, buscando identificar estratégias eficazes para superar as barreiras à inclusão na educação física escolar. Os resultados esperados deste estudo visam fornecer subsídios valiosos para aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma educação física mais inclusiva e acessível para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo assim para o desenvolvimento integral e o bem-estar de todos os alunos.

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