Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Essa pesquisa tem como tema a Pedagogia Organizacional. O interesse em estudar a temática surge a partir de experiências profissionais em empresas privadas e a identificação com o curso de Pedagogia. Considera-se que o ambiente organizacional requer um processo contínuo de capacitação e treinamentos para trabalhadores e trabalhadoras, com vistas a otimização, produtividade e lucro. Para isso, é preciso organizar um ambiente que possibilite alcançar estes objetivos e evitar conflitos. Nesse sentido, destaca-se a ampliação de espaços para a atuação de profissionais da pedagogia, considerando que não se resume à sala de aula, mas envolve qualquer ambiente em que ocorra ou possa ocorrer um processo educativo. Isso decorre do fato de que o aprendizado acontece em qualquer ambiente e, portanto, as possibilidades de atuação do/a pedagogo/a são amplas. Entretanto, cabe salientar que essa atuação exige do profissional comprometimento e formação sólida, além de uma leitura de mundo crítica, capacitando esse profissional a atuar de forma a contribuir. Para realizar esta reflexão, como objetivo geral visou-se discutir a contribuição da pedagogia na organização empresarial. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: entender o contexto da pedagogia organizacional em tempos de globalização; discutir os desafios para pedagogia empresarial; compreender a atuação do/a pedagogo/a na organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de pesquisa virtuais, tais como Scielo e Google Acadêmico, buscando identificar estudos que tratassem da temática. Após a coleta e análise dos dados bibliográficos, como considerações finais, tornou-se possível destacar a dificuldade de compreender a relação entre o sistema neoliberal, seu significado e a conexão com o processo de educação e formação de trabalhadores e trabalhadoras, visto que o processo formativo não está desvinculado das características socioeconômicas da sociedade em que se erigiu.

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