Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112454
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5092
    "inscrito_id" => 15301
    "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15301_TB5092_03062024094912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO REIS SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigoreissilveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112454
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5092
    "inscrito_id" => 15301
    "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE LITERACIA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15301_TB5092_03062024094912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO REIS SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigoreissilveira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.