Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112440
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5075
    "inscrito_id" => 15199
    "titulo" => "PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?"
    "resumo" => "Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15199_TB5075_23052024125511.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIVANILDO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RIVANILDO"
    "autor_email" => "rivanildo.barbosa@unesp.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112440
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5075
    "inscrito_id" => 15199
    "titulo" => "PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?"
    "resumo" => "Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15199_TB5075_23052024125511.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIVANILDO BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RIVANILDO"
    "autor_email" => "rivanildo.barbosa@unesp.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.