Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113143
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6087
    "inscrito_id" => 13267
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve análise do Projeto Clube de Leitura como contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica? Tem-se o objetivo, analisar a contribuição do Projeto para o aprimoramento da competência leitora, alinhado ao eixo norteador de leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E também, verificar se as orientações do instrumental do Projeto fomentam a demanda do eixo leitura e escrita da BNCC; bem como investigar os desafios e perspectivas da leitura de textos literários para a formação de leitores com visão cultural, social e crítica, e sugerir orientações didáticas que desenvolvam competência leitora. A pesquisa qualitativa, percurso a partir de revisão teórico metodológica acerca do desenvolvimento da linguagem no eixo prática de leitura no Ensino Médio, à luz da BNCC, do RCRO e outros. Como objeto de análise, tomou-se o Plano Instrucional do Projeto, considerando-se os critérios: motivação, introdução, leitura e interpretação (Cosson, 2014), Masetto (2013) e Kenski (2007, 2012) educação mediada por tecnologia e os desafios dessa modalidade de ensino entre outros. Os resultados apontam que o Projeto Clube de Leitura emerge como um instrumento eficaz para o aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da integração entre literatura, tecnologia e pedagogia, o projeto não apenas impulsiona a proficiência de leitura, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13267_TB6087_23052024234552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PURA MORENO DOMINGUES"
    "autor_nome_curto" => "PURA MORENO"
    "autor_email" => "pura.domingues@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113143
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6087
    "inscrito_id" => 13267
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve análise do Projeto Clube de Leitura como contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica? Tem-se o objetivo, analisar a contribuição do Projeto para o aprimoramento da competência leitora, alinhado ao eixo norteador de leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E também, verificar se as orientações do instrumental do Projeto fomentam a demanda do eixo leitura e escrita da BNCC; bem como investigar os desafios e perspectivas da leitura de textos literários para a formação de leitores com visão cultural, social e crítica, e sugerir orientações didáticas que desenvolvam competência leitora. A pesquisa qualitativa, percurso a partir de revisão teórico metodológica acerca do desenvolvimento da linguagem no eixo prática de leitura no Ensino Médio, à luz da BNCC, do RCRO e outros. Como objeto de análise, tomou-se o Plano Instrucional do Projeto, considerando-se os critérios: motivação, introdução, leitura e interpretação (Cosson, 2014), Masetto (2013) e Kenski (2007, 2012) educação mediada por tecnologia e os desafios dessa modalidade de ensino entre outros. Os resultados apontam que o Projeto Clube de Leitura emerge como um instrumento eficaz para o aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da integração entre literatura, tecnologia e pedagogia, o projeto não apenas impulsiona a proficiência de leitura, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13267_TB6087_23052024234552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PURA MORENO DOMINGUES"
    "autor_nome_curto" => "PURA MORENO"
    "autor_email" => "pura.domingues@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta uma breve análise do Projeto Clube de Leitura como contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica? Tem-se o objetivo, analisar a contribuição do Projeto para o aprimoramento da competência leitora, alinhado ao eixo norteador de leitura e escrita, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E também, verificar se as orientações do instrumental do Projeto fomentam a demanda do eixo leitura e escrita da BNCC; bem como investigar os desafios e perspectivas da leitura de textos literários para a formação de leitores com visão cultural, social e crítica, e sugerir orientações didáticas que desenvolvam competência leitora. A pesquisa qualitativa, percurso a partir de revisão teórico metodológica acerca do desenvolvimento da linguagem no eixo prática de leitura no Ensino Médio, à luz da BNCC, do RCRO e outros. Como objeto de análise, tomou-se o Plano Instrucional do Projeto, considerando-se os critérios: motivação, introdução, leitura e interpretação (Cosson, 2014), Masetto (2013) e Kenski (2007, 2012) educação mediada por tecnologia e os desafios dessa modalidade de ensino entre outros. Os resultados apontam que o Projeto Clube de Leitura emerge como um instrumento eficaz para o aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Através da integração entre literatura, tecnologia e pedagogia, o projeto não apenas impulsiona a proficiência de leitura, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.