Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NINGUÉM NASCE MARCADO PARA SER PROFESSOR. A GENTE SE FORMA COMO EDUCADOR [...]”: PERCURSOS FORMATIVOS DE UMA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No presente estudo, abordamos as vivências do estágio supervisionado, desenvolvido por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB, Campus I). O estágio foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano e uma do 7º ano, em uma escola estadual na cidade de Campina Grande–PB. Para coleta dos dados usamos o diário de campo da estudante, onde foram registrados suas impressões, dúvidas e observações realizadas durante seu transitar no âmbito escolar, não mais na posição de aluna da educação básica, mas como profissional docente em formação. A análise evidenciou a importância do estágio supervisionado como momento de aproximação do formando com sua futura área de atuação, tomando-o como campo de pesquisa e reflexão, que se fundamenta na simbiose entre teoria e prática. Além de fomentar um espaço de identificação com a prática docente, evidenciando as nuances que compõem esse fazer, em detrimento da complexidade que perpassa a ação educativa, desse modo, compreendendo o/a professor/a não como reprodutor de métodos, mas como um profissional intelectual que de fato é.

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