Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESGATANDO HÁBITOS E VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as práticas vivenciadas em turmas do Ensino Fundamental II da Escola Literato, localizada no Sertão do Pajeú (Serra Talhada- PE). Essa ação pedagógica explora a influência da leitura de livros paradidáticos na ascensão das habilidades de compreensão, de interpretação textual e leitura no período de transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. Os livros paradidáticos trabalhados em sala de aula foram: Emília no país da gramática (1934) de Monteiro Lobato, para turmas de 6° ano e Meu pé de laranja lima (1968) de José Mauro de Vasconcelos, para turmas de 7° ano, objetivando a compreensão do mundo contemporâneo, bem como o impulso no processo de amadurecimento emocional a partir do mergulho no universo fictício. No total foram contemplados 100 estudantes. Inicialmente, dos 100 estudantes, 50 desses, resistiram ao método de letramento literário, em função de uma construção deficitária de habilidades leitoras oriundas do período pandêmico, vista o isolamento social vivido na época. Com as rotinas diárias das aulas, as análises em fichamento, observa-se uma evolução nas habilidades curriculares, assim como um aumento no total de alunos em interesse pela prática leitora, diminuindo o total de 50 alunos para então 12 alunos. Para os estudantes que não avançaram nas habilidades objetivadas, construiu-se em plano de ação um reforço paralelo inicialmente em leitura e escrita, com monitoramento mensal. O referido reforço acontecia com uso da metodologia dinâmica em “ler um livro, ler o mundo todo”, envolvendo ludicidade a partir das obras citadas, provocando gosto e interesse pelas mesmas. Assim, no fim do semestre letivo, os alunos em acompanhamento de monitoria enquadravam-se em ascensão de desenvolvimento leitor. Como aporte teórico, usamos, primordialmente, os textos de Antonio Candido (2004), Cosson (2006), Henri Wallon (2008) e Vygotsky (1998) para embasarmos as metodologias e vivências pedagógicas. As narrativas lidas, assim como as teorias apresentadas, envolvem memórias, afetividade e descobertas que aguçam as vivências literárias dos estudantes o que fomentou a adesão e o empenho nas atividades propostas.

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