Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109282
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 592
    "inscrito_id" => 6838
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES"
    "resumo" => "Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6838_TB592_30092024085344.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "fafah.beatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109282
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 592
    "inscrito_id" => 6838
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES"
    "resumo" => "Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6838_TB592_30092024085344.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "fafah.beatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.