Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CRÍTICO NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar práticas de letramento crítico nos discursos de estudantes do Novo Ensino Médio de uma escola pública, localizada na região do Vale do Itajaí (Santa Catarina). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cunhada por dois encontros dialógicos que ocorreram no primeiro e segundo semestres de 2022, sendo estes norteados por perguntas acerca de práticas de leitura e escrita envolvendo tecnologias digitais e possíveis mudanças no novo cenário que ora se configura o Ensino Médio. Participaram seis estudantes que frequentam o primeiro ano do Novo Ensino Médio com idade entre 15 e 16 anos. O aporte teórico-metodológico ancora-se na perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem de Bakhtin e seu Círculo, a qual dialoga com os estudos dos letramentos. Os resultados sinalizaram que os estudantes que frequentam o Novo Ensino Médio têm percebido algumas mudanças quanto ao trabalho integrado entre os componentes curriculares, assim, como a utilização, mesmo que ainda por parte de poucos professores, de instrumentos digitais como tablet, lousa digital ou espaços como o Laboratório de Tecnologias Educacionais e o Laboratório de Ciências. Os estudantes destacaram como sendo de grande importância as saídas a campo como passeio que fizeram para conhecerem o Espaço Maker, Laboratório de Informática e Biblioteca de uma universidade localizada no município em que residem e estudam. Entretanto, ressaltaram a necessidade de mais experiências práticas em sala de aula como nos componentes curriculares de Química, Física e Biologia. Considera-se, a partir do que enunciam estes estudantes, que é possível observar práticas pedagógicas ainda voltadas para o ensino, além de investimentos na formação inicial e continuada dos docentes; também que haja uma maior flexibilização do tempo-aula e do tempo-planejamento para que os professores possam trabalhar de maneira mais engajada e “mão-na-massa” em se pensando em diferentes esferas sociais.

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