Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DO USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL : DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112061
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4541
    "inscrito_id" => 13191
    "titulo" => "IMPACTO DO USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL : DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL"
    "resumo" => "Este estudo investigou os impactos do uso excessivo de tecnologia no desenvolvimento infantil, bem como estratégias para promover um equilíbrio saudável no seu uso. Utilizando uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, examinamos a literatura existente sobre o tema e identificamos desafios e perspectivas para uma abordagem sustentável. Observamos que o aumento do tempo de tela está associado a problemas de saúde física e mental nas crianças, como obesidade e sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, destacamos a importância de considerar fatores contextuais, como desigualdades socioeconômicas, ao abordar esse problema. As estratégias para promover um uso saudável incluem a educação digital desde cedo, estabelecimento de limites para o tempo de tela, comunicação aberta entre pais e filhos, promoção de atividades diversificadas e desenvolvimento de políticas colaborativas. Concluímos que, ao adotar essas abordagens, estamos investindo no bem-estar e no futuro das crianças, garantindo que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo, para seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13191_TB4541_01102024081853.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZENEIDA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ZENEIDA"
    "autor_email" => "zeneida-martins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112061
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4541
    "inscrito_id" => 13191
    "titulo" => "IMPACTO DO USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL : DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL"
    "resumo" => "Este estudo investigou os impactos do uso excessivo de tecnologia no desenvolvimento infantil, bem como estratégias para promover um equilíbrio saudável no seu uso. Utilizando uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, examinamos a literatura existente sobre o tema e identificamos desafios e perspectivas para uma abordagem sustentável. Observamos que o aumento do tempo de tela está associado a problemas de saúde física e mental nas crianças, como obesidade e sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, destacamos a importância de considerar fatores contextuais, como desigualdades socioeconômicas, ao abordar esse problema. As estratégias para promover um uso saudável incluem a educação digital desde cedo, estabelecimento de limites para o tempo de tela, comunicação aberta entre pais e filhos, promoção de atividades diversificadas e desenvolvimento de políticas colaborativas. Concluímos que, ao adotar essas abordagens, estamos investindo no bem-estar e no futuro das crianças, garantindo que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo, para seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13191_TB4541_01102024081853.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZENEIDA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ZENEIDA"
    "autor_email" => "zeneida-martins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo investigou os impactos do uso excessivo de tecnologia no desenvolvimento infantil, bem como estratégias para promover um equilíbrio saudável no seu uso. Utilizando uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, examinamos a literatura existente sobre o tema e identificamos desafios e perspectivas para uma abordagem sustentável. Observamos que o aumento do tempo de tela está associado a problemas de saúde física e mental nas crianças, como obesidade e sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, destacamos a importância de considerar fatores contextuais, como desigualdades socioeconômicas, ao abordar esse problema. As estratégias para promover um uso saudável incluem a educação digital desde cedo, estabelecimento de limites para o tempo de tela, comunicação aberta entre pais e filhos, promoção de atividades diversificadas e desenvolvimento de políticas colaborativas. Concluímos que, ao adotar essas abordagens, estamos investindo no bem-estar e no futuro das crianças, garantindo que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo, para seu desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.