RISSO, Marines Marques et al.. Ler para ser: a leitura como instrumento de autonomia.. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112808>. Acesso em: 25/12/2024 10:32
RESUMO Este artigo relata a experiência do projeto interventivo de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, realizado com a turmas “A” e “B” do 8° ano, durante todo o primeiro bimestre de 2024, na Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho – Vocacionada ao Esporte, localizada no município de Jaciara - MT. Através da leitura o projeto objetivou contribuir para o prazer pela leitura autônoma e buscar o aprimoramento dessa habilidade. Para tanto, sua construção metodológica pautou-se na leitura do livro “O mágico de OZ” para atender aos segmentos propostos na intervenção. O livro, do escritor americano Lyman Frank Baum, foi escolhido por traçar um paralelo entre o mundo real e o mundo da fantasia numa aventura estimulante. A atividade traçou o seguinte percurso: primeiro, estabeleceu-se a sondagem através de algumas atividades de leitura para investigar o nível dessa habilidade com as turmas; em seguida, fez-se a escolha da obra e sua apresentação; por fim, a leitura foi realizada em formato PDF durante duas aulas semanais com o apoio dos Chromebook disponibilizados na escola. A análise dos momentos registrados a partir dessa vivência se deu pela metodologia qualitativa, descritiva. Constituem referencial teórico os textos de Freire (1981; 2005; 2009), Petit (2009), Solé (1998), entre outros. Tomamos também como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, os resultados apontam para a possibilidade de um trabalho de leitura que estimula o letramento e a autonomia. Como reflexos desse trabalho, os estudantes pediram para continuar com as aulas de leitura e, neste segundo bimestre, estão lendo a obra infantojuvenil “O escaravelho do diabo”, escrito pela brasileira Lúcia Machado de Almeida. Além disso, ficou evidente também a necessidade de mais investimento em estratégias e tempo de leitura na escola.