Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112041
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4515
    "inscrito_id" => 12344
    "titulo" => "O PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais rápido e dinâmico a educação é impactada de forma mais acentuada. Nesse contexto de mudanças aceleradas o planejamento estratégico se apresenta como ferramenta que permite a organização estar preparada para os desafios do mundo moderno. O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de monitoramento do planejamento estratégico em uma secretaria municipal de educação. Como referencial teórico foram estudados os temas do planejamento estratégico, planejamento no setor público, planejamento educacional e atuação da secretaria municipal de educação. A metodologia utilizada foi descritiva com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A pesquisa teve como procedimento ser documental e metodologia da pesquisa-ação, realizada por meio de uma oficina com os gestores e técnicos envolvidos na elaboração do plano estratégico da secretaria. Como resultados, foi possível verificar que a secretaria de educação analisada conseguiu cumprir cerca de 62% das metas propostas no seu plano estratégico, abrangendo os eixos de aprendizagem, gestão, pessoas, cultura e esporte. Constatou-se que 30% das metas estão em andamento, e apenas 8% não foram iniciadas ou canceladas, visto que quando se trata de organização pública existem os entraves burocráticos e força política maior que os órgãos subordinados precisam se adequar. No caso estudado, a pandemia da COVID 19 também trouxe fortes impactos e readequações necessárias para seu efetivo cumprimento. Assim é urgente um forte alinhamento entre gestores municipais e toda a comunidade educacional para ações que os prepare para os desafios do presente. Os resultados da pesquisa destacam também que para alcançar a qualidade educacional pretendida pelo Plano Nacional de Educação, estados e municípios devem elaborar e aprovar os seus planos decenais de educação com metodologia adequada de implementação, monitoramento e avaliação dos objetivos, metas e estratégias, desta forma, contribuirão para uma educação pública, gratuita e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12344_TB4515_11102024200721.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIRINY ALVES VALADÃO"
    "autor_nome_curto" => "THAIRINY"
    "autor_email" => "alves.thairiny@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC / PITÁGORAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112041
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4515
    "inscrito_id" => 12344
    "titulo" => "O PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais rápido e dinâmico a educação é impactada de forma mais acentuada. Nesse contexto de mudanças aceleradas o planejamento estratégico se apresenta como ferramenta que permite a organização estar preparada para os desafios do mundo moderno. O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de monitoramento do planejamento estratégico em uma secretaria municipal de educação. Como referencial teórico foram estudados os temas do planejamento estratégico, planejamento no setor público, planejamento educacional e atuação da secretaria municipal de educação. A metodologia utilizada foi descritiva com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A pesquisa teve como procedimento ser documental e metodologia da pesquisa-ação, realizada por meio de uma oficina com os gestores e técnicos envolvidos na elaboração do plano estratégico da secretaria. Como resultados, foi possível verificar que a secretaria de educação analisada conseguiu cumprir cerca de 62% das metas propostas no seu plano estratégico, abrangendo os eixos de aprendizagem, gestão, pessoas, cultura e esporte. Constatou-se que 30% das metas estão em andamento, e apenas 8% não foram iniciadas ou canceladas, visto que quando se trata de organização pública existem os entraves burocráticos e força política maior que os órgãos subordinados precisam se adequar. No caso estudado, a pandemia da COVID 19 também trouxe fortes impactos e readequações necessárias para seu efetivo cumprimento. Assim é urgente um forte alinhamento entre gestores municipais e toda a comunidade educacional para ações que os prepare para os desafios do presente. Os resultados da pesquisa destacam também que para alcançar a qualidade educacional pretendida pelo Plano Nacional de Educação, estados e municípios devem elaborar e aprovar os seus planos decenais de educação com metodologia adequada de implementação, monitoramento e avaliação dos objetivos, metas e estratégias, desta forma, contribuirão para uma educação pública, gratuita e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12344_TB4515_11102024200721.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIRINY ALVES VALADÃO"
    "autor_nome_curto" => "THAIRINY"
    "autor_email" => "alves.thairiny@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC / PITÁGORAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em um mundo cada vez mais rápido e dinâmico a educação é impactada de forma mais acentuada. Nesse contexto de mudanças aceleradas o planejamento estratégico se apresenta como ferramenta que permite a organização estar preparada para os desafios do mundo moderno. O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de monitoramento do planejamento estratégico em uma secretaria municipal de educação. Como referencial teórico foram estudados os temas do planejamento estratégico, planejamento no setor público, planejamento educacional e atuação da secretaria municipal de educação. A metodologia utilizada foi descritiva com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A pesquisa teve como procedimento ser documental e metodologia da pesquisa-ação, realizada por meio de uma oficina com os gestores e técnicos envolvidos na elaboração do plano estratégico da secretaria. Como resultados, foi possível verificar que a secretaria de educação analisada conseguiu cumprir cerca de 62% das metas propostas no seu plano estratégico, abrangendo os eixos de aprendizagem, gestão, pessoas, cultura e esporte. Constatou-se que 30% das metas estão em andamento, e apenas 8% não foram iniciadas ou canceladas, visto que quando se trata de organização pública existem os entraves burocráticos e força política maior que os órgãos subordinados precisam se adequar. No caso estudado, a pandemia da COVID 19 também trouxe fortes impactos e readequações necessárias para seu efetivo cumprimento. Assim é urgente um forte alinhamento entre gestores municipais e toda a comunidade educacional para ações que os prepare para os desafios do presente. Os resultados da pesquisa destacam também que para alcançar a qualidade educacional pretendida pelo Plano Nacional de Educação, estados e municípios devem elaborar e aprovar os seus planos decenais de educação com metodologia adequada de implementação, monitoramento e avaliação dos objetivos, metas e estratégias, desta forma, contribuirão para uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.