Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114469
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7983
    "inscrito_id" => 20170
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A pesquisa analisou os benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando que essas atividades são essenciais no processo educacional, favorecendo o desenvolvimento corporal, a vida psíquica e a inteligência das crianças. O principal objetivo foi evidenciar a importância de integrar jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem, criando exemplos práticos de vivência no aprendizado. Os objetivos específicos incluem estimular o lúdico das crianças, destacar o interesse dos alunos nas atividades, promover o raciocínio por meio de jogos pedagógicos, possibilitar aprendizagens significativas e esclarecer a importância do brincar. A metodologia utilizada incluiu a revisão de artigos e materiais das bases de dados Scielo e Google Scholar, datados de 1999 a 2023, em conjunto com a pesquisa de campo através de observação assistemática e um questionário semiestruturado aplicado a uma professora do 1º ano de uma escola municipal, localizada na zona rural de Lago da Pedra. Os resultados indicam que é crucial compreender como direcionar essas atividades para que sejam eficazes. Conclui-se que jogos e brincadeiras devem ser incorporados ao planejamento pedagógico, pois contribuem para a manifestação cultural e social, promovendo a interação e a comunicação no ambiente escolar e favorecem o desenvolvimento infantil, tornando-se indispensáveis na prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20170_TB7983_22102024125455.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLUCIA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLUCIA"
    "autor_email" => "higor.gusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114469
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7983
    "inscrito_id" => 20170
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A pesquisa analisou os benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando que essas atividades são essenciais no processo educacional, favorecendo o desenvolvimento corporal, a vida psíquica e a inteligência das crianças. O principal objetivo foi evidenciar a importância de integrar jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem, criando exemplos práticos de vivência no aprendizado. Os objetivos específicos incluem estimular o lúdico das crianças, destacar o interesse dos alunos nas atividades, promover o raciocínio por meio de jogos pedagógicos, possibilitar aprendizagens significativas e esclarecer a importância do brincar. A metodologia utilizada incluiu a revisão de artigos e materiais das bases de dados Scielo e Google Scholar, datados de 1999 a 2023, em conjunto com a pesquisa de campo através de observação assistemática e um questionário semiestruturado aplicado a uma professora do 1º ano de uma escola municipal, localizada na zona rural de Lago da Pedra. Os resultados indicam que é crucial compreender como direcionar essas atividades para que sejam eficazes. Conclui-se que jogos e brincadeiras devem ser incorporados ao planejamento pedagógico, pois contribuem para a manifestação cultural e social, promovendo a interação e a comunicação no ambiente escolar e favorecem o desenvolvimento infantil, tornando-se indispensáveis na prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20170_TB7983_22102024125455.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLUCIA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLUCIA"
    "autor_email" => "higor.gusmao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa analisou os benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando que essas atividades são essenciais no processo educacional, favorecendo o desenvolvimento corporal, a vida psíquica e a inteligência das crianças. O principal objetivo foi evidenciar a importância de integrar jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem, criando exemplos práticos de vivência no aprendizado. Os objetivos específicos incluem estimular o lúdico das crianças, destacar o interesse dos alunos nas atividades, promover o raciocínio por meio de jogos pedagógicos, possibilitar aprendizagens significativas e esclarecer a importância do brincar. A metodologia utilizada incluiu a revisão de artigos e materiais das bases de dados Scielo e Google Scholar, datados de 1999 a 2023, em conjunto com a pesquisa de campo através de observação assistemática e um questionário semiestruturado aplicado a uma professora do 1º ano de uma escola municipal, localizada na zona rural de Lago da Pedra. Os resultados indicam que é crucial compreender como direcionar essas atividades para que sejam eficazes. Conclui-se que jogos e brincadeiras devem ser incorporados ao planejamento pedagógico, pois contribuem para a manifestação cultural e social, promovendo a interação e a comunicação no ambiente escolar e favorecem o desenvolvimento infantil, tornando-se indispensáveis na prática educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.