Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E IDOSOS (EJAI)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho buscou investigar sobre a implementação de uma abordagem colaborativa de aprendizagem no ensino de Ciências na Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), em uma comunidade da Zona Rural de Penedo, Alagoas, que oferece o ensino fundamental e médio nesta modalidade. A metodologia do estudo de caso foi embasada por meio de observação participante em uma turma, onde foram realizadas atividades práticas, investigativas e contextualizadas durante um período de dois meses. A metodologia incluiu também, a coleta de dados qualitativos através de observações e intervenção em sala de aula por meio de aplicação de dinâmicas com os estudantes público alvo da pesquisa, entrevistas com o professor da turma, como também a análise documental do material didático utilizado. Foi necessário a inclusão de tecnologias educacionais para a promoção de atividades práticas experimentais. Os resultados revelaram que a abordagem colaborativa promoveu uma maior participação dos estudantes nas atividades de aprendizagem, incentivando o diálogo e também a troca de experiências, facilitando a construção coletiva do conhecimento e promovendo uma atmosfera de respeito mútuo e colaboração em sala de aula, demonstrando um maior interesse e engajamento nos conteúdos da área de Ciências. Além disso, foi observada uma melhoria na relação entre o professor e os estudantes, com um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo. O trabalho destaca a importância de uma abordagem pedagógica centrada no estudante no contexto, onde a diversidade de conhecimentos oriundo de suas experiências é valorizada e utilizada como recurso educacional. A abordagem colaborativa busca proporcionar o processo de ensino-aprendizagem em que os estudantes produzam colaborativamente seus conhecimentos, promovendo a construção coletiva e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Sugere-se que futuras pesquisas explorem ainda mais os benefícios e desafios dessa abordagem no contexto específico, visando aprimorar as práticas educacionais e promover o sucesso acadêmico dos alunos.

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