Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA PERCEPÇÃO DOCENTE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No Brasil, as discussões em torno do currículo da área de Ciências da Natureza no Ensino Médio têm sido impulsionadas pelo reconhecimento da importância desses componentes curriculares para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Partindo desse pressuposto, ao longo dos anos foram realizadas distintas mudanças na legislação educacional que ambicionavam ofertar aos estudantes uma educação de qualidade. Na atualidade, destacam-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio, Lei Nº 13.415/2017. A presente pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos professores de Ciências da Natureza de uma escola pública do município de São Benedito-CE sobre a reforma do Ensino Médio e seus impactos na prática docente. A metodologia reside em uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Nesse sentido, foi realizada a análise de documentos legais e portarias relacionadas ao tema, bem como de respostas a entrevistas semiestruturadas conduzidas com professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio, de uma escola pública do município de São Benedito- CE. Os resultados das entrevistas revelaram uma variedade de perspectivas sobre a reforma. Dentre os pontos discutidos, destacaram-se a flexibilização curricular, os itinerários formativos e a redistribuição da carga horária das disciplinas. Enquanto parte dos professores reconhecem o potencial dos itinerários formativos para aprofundar áreas de interesse dos alunos e desenvolver habilidades específicas, outros expressaram preocupações sobre a redução da carga horária de disciplinas tradicionalmente sistematizadas e os possíveis impactos negativos nas avaliações externas. Além disso, ficou evidente que a infraestrutura da escola e a disponibilidade de recursos influenciam diretamente na implementação eficaz das alterações curriculares.

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