Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO BRASILEIRA

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Essa pesquisa será bibliográfica e documental, a análise de conteúdo será quantitativa e qualitativa e espera-se que nos estudos de Oliveira e Candau (2010), Bittencourt (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros sejam encontrados subsídios, para entendimento de uma educação antirracista que promova reparações, reconhecimentos e valorizações dos povos indígenas e afro-brasileiros, tanto nos livros didáticos que são recursos metodológicos utilizados dentro de sala de aula pelo professor junto aos seus alunos como nas práticas docentes cotidianas.Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos inic" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID923_TB1981_27102024183147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA KENED" "autor_nome_curto" => "Fabiola Kened" "autor_email" => "fabyolaseria24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1981 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 1º E 2º ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO BRASILEIRA" "resumo" => "Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as temáticas indígenas e afro-brasileira são trabalhadas nos conteúdo dos livros didáticos, especificamente, objetiva-se verificar se os livros didáticos estão contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, observar como imagens, textos, atividades que são direcionadas sobre os povos indígenas e a população negra são tratados/as nos livros didáticos e por fim, identificar o quanto as suas trajetórias de resistência e protagonismo são abordados nos contextos históricos pelos livros didáticos. Essa pesquisa será bibliográfica e documental, a análise de conteúdo será quantitativa e qualitativa e espera-se que nos estudos de Oliveira e Candau (2010), Bittencourt (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros sejam encontrados subsídios, para entendimento de uma educação antirracista que promova reparações, reconhecimentos e valorizações dos povos indígenas e afro-brasileiros, tanto nos livros didáticos que são recursos metodológicos utilizados dentro de sala de aula pelo professor junto aos seus alunos como nas práticas docentes cotidianas.

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