SOARES, Jozélia Maria Alves et al.. Aprendizagem baseada em projetos. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111672>. Acesso em: 24/12/2024 09:06
O presente trabalho versa a respeito da pedagogia de projetos, uma metodologia didática que envolve o ensino por meio de projetos. Considerando o desenvolvimento tecnológico, existem, na atualidade, discussões a respeito de metodologias variadas que podem ser utilizadas em sala de aula. Essas propostas são elaboradas de modo a impulsionar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias estão sendo atualizadas diante das práticas inerentes à cultural digital, por meio da integração das tecnologias ao desenvolvimento das metodologias ativas. Justifica-se pela necessidade de desenvolvimento e conhecimento de pedagogias que incentivem a valorização dos conhecimentos dos alunos e de suas capacidades em pesquisar e desenvolver projetos que incentivem sua autonomia e capacidade de aprender e expor suas ideias. O objetivo principal desse trabalho é pesquisar a respeito da pedagogia de projetos. Os objetivos específicos são incentivar o uso da pedagogia de projetos, destacar sua importância para a aprendizagem e propor ideias de projetos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica que busca em livros, artigos e revistas informações fidedignas a respeito do tema proposto. O trabalho visa incentivar professores a utilizarem esse método de ensino tornando os conteúdos interessantes para os alunos e os fazerem ter vontade de aprender, e a pedagogia de projetos é um mecanismo importante para que os alunos despertem seu interesse em aprender.