ROCHA, Vera Cristina Da Silva et al.. O origami no ensino da matemática. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109319>. Acesso em: 25/12/2024 21:35
A Matemática é uma das áreas que atualmente vem demandando aulas que despertem o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem dos conteúdos. Nessa perspectiva se insere o presente artigo, que consiste no recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Matemática Licenciatura ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade voltada ao ensino de Matemática e que envolve o uso de Origami. É nesse contexto, que esse trabalho se insere, ou seja, contempla a utilização de um tipo de Origami, que será entendido como um material didático manipulável. Metodologicamente a proposta foi elaborada com base em um mapeamento de trabalhos científicos a cerca da temática e que subsidiou a construção da atividade. Nesse sentido buscouse abordar o conteúdo de frações e a tabuada, por meio do Origami. Tal atividade pode ser realizada com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A confecção do material e sua utilização pode favorecer o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, o trabalho em grupo e o diálogo entre os estudantes, além de uma maior aproximação com o professor, o qual tem a função de mediador e orientador nesse processo. Assim, conclui-se que o Origami é um recurso eficiente para trabalhar a Matemática em sala de aula, tornando-a um espaço profícuo de aprendizagem.