Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111638
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3917
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT"
    "resumo" => "O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB3917_19042024150622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111638
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3917
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT"
    "resumo" => "O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB3917_19042024150622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.