Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE INGLÊS BASEADO EM TEMAS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113721
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6926
    "inscrito_id" => 17653
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS BASEADO EM TEMAS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa em contexto de educação profissional e tecnológica ainda está caracterizado em algumas instituições como o ensino prioritário de leitura a partir do uso de estratégias, aspectos gramaticais e lexicais específicos (Lopes, 2018, 2022, 2024), conhecido no Brasil como Inglês Instrumental (Ramos, 2019). Em vista disso, a fim de propor um planejamento de curso de Inglês para Fins Acadêmicos diferente dessa perspectiva instrumental, este trabalho objetiva apresentar e discutir algumas atividades de um material didático (MD) temático de inglês com foco no sentido elaborado para esta pesquisa, a fim de analisar a natureza das atividades criadas e as percepções dos estudantes a respeito delas e de sua aprendizagem. Dessa forma, este estudo está fundamentado no conceito de análise de necessidades (Hutchinson; Waters, 1987; Dudley-Evans; St. John, 1998), atividades comunicativas com foco no sentido (Almeida Filho; Barbirato, 2000; Barbirato, 1999, 2005) e ensino de línguas baseado em temas (Brinton; Snow, 2019; Brown, 2015; Byrnes, 2005; Crandall, 1994; Dueñas, 2004;). Além disso, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e intervencionista, realizada em uma disciplina de inglês de um curso de Licenciatura em Matemática. Para tal, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas os quais foram respondidos pelo público-alvo. Após a triangulação e análise dos dados, os resultados apontam que houve uma maior motivação dos aprendizes em fazer as atividades propostas e para estudar a língua-alvo, assim como houve a aprendizagem da língua inglesa a partir do estudo dos temas constituintes do material didático desenvolvido e implementado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17653_TB6926_27102024101331.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Jaqueline"
    "autor_email" => "jaqueline.lopes@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113721
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6926
    "inscrito_id" => 17653
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS BASEADO EM TEMAS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa em contexto de educação profissional e tecnológica ainda está caracterizado em algumas instituições como o ensino prioritário de leitura a partir do uso de estratégias, aspectos gramaticais e lexicais específicos (Lopes, 2018, 2022, 2024), conhecido no Brasil como Inglês Instrumental (Ramos, 2019). Em vista disso, a fim de propor um planejamento de curso de Inglês para Fins Acadêmicos diferente dessa perspectiva instrumental, este trabalho objetiva apresentar e discutir algumas atividades de um material didático (MD) temático de inglês com foco no sentido elaborado para esta pesquisa, a fim de analisar a natureza das atividades criadas e as percepções dos estudantes a respeito delas e de sua aprendizagem. Dessa forma, este estudo está fundamentado no conceito de análise de necessidades (Hutchinson; Waters, 1987; Dudley-Evans; St. John, 1998), atividades comunicativas com foco no sentido (Almeida Filho; Barbirato, 2000; Barbirato, 1999, 2005) e ensino de línguas baseado em temas (Brinton; Snow, 2019; Brown, 2015; Byrnes, 2005; Crandall, 1994; Dueñas, 2004;). Além disso, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e intervencionista, realizada em uma disciplina de inglês de um curso de Licenciatura em Matemática. Para tal, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas os quais foram respondidos pelo público-alvo. Após a triangulação e análise dos dados, os resultados apontam que houve uma maior motivação dos aprendizes em fazer as atividades propostas e para estudar a língua-alvo, assim como houve a aprendizagem da língua inglesa a partir do estudo dos temas constituintes do material didático desenvolvido e implementado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17653_TB6926_27102024101331.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "Jaqueline"
    "autor_email" => "jaqueline.lopes@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de língua inglesa em contexto de educação profissional e tecnológica ainda está caracterizado em algumas instituições como o ensino prioritário de leitura a partir do uso de estratégias, aspectos gramaticais e lexicais específicos (Lopes, 2018, 2022, 2024), conhecido no Brasil como Inglês Instrumental (Ramos, 2019). Em vista disso, a fim de propor um planejamento de curso de Inglês para Fins Acadêmicos diferente dessa perspectiva instrumental, este trabalho objetiva apresentar e discutir algumas atividades de um material didático (MD) temático de inglês com foco no sentido elaborado para esta pesquisa, a fim de analisar a natureza das atividades criadas e as percepções dos estudantes a respeito delas e de sua aprendizagem. Dessa forma, este estudo está fundamentado no conceito de análise de necessidades (Hutchinson; Waters, 1987; Dudley-Evans; St. John, 1998), atividades comunicativas com foco no sentido (Almeida Filho; Barbirato, 2000; Barbirato, 1999, 2005) e ensino de línguas baseado em temas (Brinton; Snow, 2019; Brown, 2015; Byrnes, 2005; Crandall, 1994; Dueñas, 2004;). Além disso, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e intervencionista, realizada em uma disciplina de inglês de um curso de Licenciatura em Matemática. Para tal, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas os quais foram respondidos pelo público-alvo. Após a triangulação e análise dos dados, os resultados apontam que houve uma maior motivação dos aprendizes em fazer as atividades propostas e para estudar a língua-alvo, assim como houve a aprendizagem da língua inglesa a partir do estudo dos temas constituintes do material didático desenvolvido e implementado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.