Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111496
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3700
    "inscrito_id" => 11971
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS"
    "resumo" => "A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11971_TB3700_27102024224654.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FERREIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "g4brielfbandeira3@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111496
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3700
    "inscrito_id" => 11971
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS"
    "resumo" => "A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11971_TB3700_27102024224654.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FERREIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "g4brielfbandeira3@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.