Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSERVÁTORIO DA EDUCAÇÃO - UNIVASSOURAS: REFLETINDO A NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113652
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6819
    "inscrito_id" => 17462
    "titulo" => "OBSERVÁTORIO DA EDUCAÇÃO - UNIVASSOURAS: REFLETINDO A NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O Observatório da Educação da Universidade de Vassouras (Univassouras) - RJ, tem estudado a promoção da neurodiversidade na educação, buscando entender e atender às necessidades dos discentes neurodivergentes. A atuação envolve pesquisa e futura implementação de práticas pedagógicas propostas pelo curso de Pedagogia, que atendam às diversas necessidades dos estudantes neurodivergentes da educação básica. O trabalho do Observatório da Educação - Univassouras está sendo desenvolvido, a fim de que fortaleça a educação inclusiva, oferecendo oportunidades de aprendizagem equitativas e respeitando as singularidades de cada educando. Ao estudar a temática, o Observatório da Educação - Univassouras contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial. O objetivo de o estudo tem sido em analisar as iniciativas e programas educacionais relacionados à neurodiversidade na educação básica, incluindo pesquisas, capacitações e recursos educacionais. O procedimento metodológico para realização do estudo está subsidiado na revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Nesta perspectiva, está sendo realizada uma revisão detalhada dos materiais produzidos e relacionados à neurodiversidade na educação, incluindo relatórios de pesquisa, guias pedagógicos e materiais de capacitação. O aporte teórico foi estruturado a partir das reflexões de autores renomados no tema, a saber: Armstrong (2014); Davis (2017); Hock, Timm & Schumaker (2015); Grandin (2010); Nicolaidis (2014); Thomas & Solomon (2019), entre outros. O mapeamento abrangente das iniciativas e programas desenvolvidos à neurodiversidade na educação, bem como a avaliação do impacto das práticas pedagógicas promovidas na aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na inclusão dos estudantes neurodivergentes são ações importantes propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras. Espera-se com esse trabalho fortalecer a compreensão das perspectivas e experiências dos diversos stakeholders em relação às abordagens pedagógicas, advindas das reflexões e discussões propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras para neurodiversidade na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17462_TB6819_27102024223130.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA GILDO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA GILDO"
    "autor_email" => "rosanagildo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113652
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6819
    "inscrito_id" => 17462
    "titulo" => "OBSERVÁTORIO DA EDUCAÇÃO - UNIVASSOURAS: REFLETINDO A NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O Observatório da Educação da Universidade de Vassouras (Univassouras) - RJ, tem estudado a promoção da neurodiversidade na educação, buscando entender e atender às necessidades dos discentes neurodivergentes. A atuação envolve pesquisa e futura implementação de práticas pedagógicas propostas pelo curso de Pedagogia, que atendam às diversas necessidades dos estudantes neurodivergentes da educação básica. O trabalho do Observatório da Educação - Univassouras está sendo desenvolvido, a fim de que fortaleça a educação inclusiva, oferecendo oportunidades de aprendizagem equitativas e respeitando as singularidades de cada educando. Ao estudar a temática, o Observatório da Educação - Univassouras contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial. O objetivo de o estudo tem sido em analisar as iniciativas e programas educacionais relacionados à neurodiversidade na educação básica, incluindo pesquisas, capacitações e recursos educacionais. O procedimento metodológico para realização do estudo está subsidiado na revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Nesta perspectiva, está sendo realizada uma revisão detalhada dos materiais produzidos e relacionados à neurodiversidade na educação, incluindo relatórios de pesquisa, guias pedagógicos e materiais de capacitação. O aporte teórico foi estruturado a partir das reflexões de autores renomados no tema, a saber: Armstrong (2014); Davis (2017); Hock, Timm & Schumaker (2015); Grandin (2010); Nicolaidis (2014); Thomas & Solomon (2019), entre outros. O mapeamento abrangente das iniciativas e programas desenvolvidos à neurodiversidade na educação, bem como a avaliação do impacto das práticas pedagógicas promovidas na aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na inclusão dos estudantes neurodivergentes são ações importantes propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras. Espera-se com esse trabalho fortalecer a compreensão das perspectivas e experiências dos diversos stakeholders em relação às abordagens pedagógicas, advindas das reflexões e discussões propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras para neurodiversidade na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17462_TB6819_27102024223130.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA GILDO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA GILDO"
    "autor_email" => "rosanagildo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Observatório da Educação da Universidade de Vassouras (Univassouras) - RJ, tem estudado a promoção da neurodiversidade na educação, buscando entender e atender às necessidades dos discentes neurodivergentes. A atuação envolve pesquisa e futura implementação de práticas pedagógicas propostas pelo curso de Pedagogia, que atendam às diversas necessidades dos estudantes neurodivergentes da educação básica. O trabalho do Observatório da Educação - Univassouras está sendo desenvolvido, a fim de que fortaleça a educação inclusiva, oferecendo oportunidades de aprendizagem equitativas e respeitando as singularidades de cada educando. Ao estudar a temática, o Observatório da Educação - Univassouras contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial. O objetivo de o estudo tem sido em analisar as iniciativas e programas educacionais relacionados à neurodiversidade na educação básica, incluindo pesquisas, capacitações e recursos educacionais. O procedimento metodológico para realização do estudo está subsidiado na revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Nesta perspectiva, está sendo realizada uma revisão detalhada dos materiais produzidos e relacionados à neurodiversidade na educação, incluindo relatórios de pesquisa, guias pedagógicos e materiais de capacitação. O aporte teórico foi estruturado a partir das reflexões de autores renomados no tema, a saber: Armstrong (2014); Davis (2017); Hock, Timm & Schumaker (2015); Grandin (2010); Nicolaidis (2014); Thomas & Solomon (2019), entre outros. O mapeamento abrangente das iniciativas e programas desenvolvidos à neurodiversidade na educação, bem como a avaliação do impacto das práticas pedagógicas promovidas na aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na inclusão dos estudantes neurodivergentes são ações importantes propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras. Espera-se com esse trabalho fortalecer a compreensão das perspectivas e experiências dos diversos stakeholders em relação às abordagens pedagógicas, advindas das reflexões e discussões propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras para neurodiversidade na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.