Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3781
    "inscrito_id" => 3535
    "titulo" => "O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3535_TB3781_10042024203056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE SÃO PEDRO"
    "autor_nome_curto" => "Joilson Batista"
    "autor_email" => "didazen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3781
    "inscrito_id" => 3535
    "titulo" => "O LUGAR/ ESPAÇO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3535_TB3781_10042024203056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE SÃO PEDRO"
    "autor_nome_curto" => "Joilson Batista"
    "autor_email" => "didazen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho ora apresentado tem como intento de refletir acerca analisar o saber e o fazer do Coordenador Pedagógico a partir da perspectiva crítica de educação, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e o processo (trans)formativos dos docentes, bem como seus contributos no processo ensinagem-aprendizagem. É importante frisar que as discussões que se propões neste trabalho é fruto de das observações e vivências dos autores do trabalho no município onde atuam (Cairu-BA). Pretende-se que por meio deste estudo identificar as nuances que dificultam a compreensão do verdadeiro papel, função e atribuições do Coordenador Pedagógico e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares. Logo, é importante destacar que a discussão ora apresentada parte do seguinte questionamento: Qual o lugar/espaço do coordenador pedagógico nas instituições escolares? Os instrumentos utilizados para a discussão dos dados são observação nos saberes/fazeres dos Coordenadores e as atribuições dos cargos no plano de cargos e salários dos servidores de Cairu-BA. Dessa forma, a discussão parte de uma revisão de literatura acerca da temática com o viés qualitativo. Além disso, os dados são analisados por meio da triangulação com o referencial teórico de autores que versam sobre o tema, a saber; Venas (2014), Placco (2017), Gatti (2008), (BRASIL, 1996; 2014), Geglio (2003), Lima (2007). Os dados apontam ainda que, apesar das limitações e (in)compreensões, o coordenador pedagógico possuem papel fundamental na (formação dos docentes em serviço e permanecem almejando a melhoria da qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.