Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO: O USO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR DE TEMAS INTEGRADORES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110537
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2361
    "inscrito_id" => 10704
    "titulo" => "CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO: O USO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR DE TEMAS INTEGRADORES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Os temas integradores são abordagens pedagógicas que conectam diferentes áreas de conhecimento e experiências de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais profunda e holística dos conceitos. Ao integrar temas relevantes e significativos, os educadores podem criar ambientes de aprendizado mais engajadores e contextualizados para os alunos, incentivando a aplicação prática do conhecimento, estimulando o pensamento crítico e preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. Visando uma interdisciplinaridade e aproximação dos conteúdos à realidade dos discentes, este trabalho propôs-se a investigar o uso de temas geradores integradores em sala de aula com o intuito de contextualizar os conteúdos didáticos no ensino fundamental e médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia foi aplicada durante dois bimestres e os temas foram selecionados de acordo com questões fundamentais que afetam diretamente a vivência do estudante, sendo eles: Violência nas Escolas e Saúde Mental e Preservação do Meio Ambiente. Professores tutores foram designados a cada uma das turmas orientados a utilizar o tema designado como ponto de apoio nas aulas e formular ao fim de cada bimestre um trabalho juntamente dos alunos. Tais trabalhos incluíram construção de maquetes, seminários, intervenções sustentáveis e foram posteriormente socializados com toda a escola em dois eventos de culminância, com a presença de todas as turmas e professores, onde o tema escolhido naquele bimestre seria abordado novamente com a ajuda de um especialista convidado para palestrar sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram uma aprovação da metodologia tanto por parte do corpo docente quanto do discente, com um engajamento ativo e colaboração especialmente por parte dos alunos não só na construção dos conhecimentos em sala de aula, mas principalmente na construção dos trabalhos relacionados aos temas, onde eles puderam vivenciar os conteúdos didáticos de forma integrada e contextualizada com sua realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10704_TB2361_27102024105127.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA MARIA COSTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellabellamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110537
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2361
    "inscrito_id" => 10704
    "titulo" => "CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO: O USO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR DE TEMAS INTEGRADORES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Os temas integradores são abordagens pedagógicas que conectam diferentes áreas de conhecimento e experiências de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais profunda e holística dos conceitos. Ao integrar temas relevantes e significativos, os educadores podem criar ambientes de aprendizado mais engajadores e contextualizados para os alunos, incentivando a aplicação prática do conhecimento, estimulando o pensamento crítico e preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. Visando uma interdisciplinaridade e aproximação dos conteúdos à realidade dos discentes, este trabalho propôs-se a investigar o uso de temas geradores integradores em sala de aula com o intuito de contextualizar os conteúdos didáticos no ensino fundamental e médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia foi aplicada durante dois bimestres e os temas foram selecionados de acordo com questões fundamentais que afetam diretamente a vivência do estudante, sendo eles: Violência nas Escolas e Saúde Mental e Preservação do Meio Ambiente. Professores tutores foram designados a cada uma das turmas orientados a utilizar o tema designado como ponto de apoio nas aulas e formular ao fim de cada bimestre um trabalho juntamente dos alunos. Tais trabalhos incluíram construção de maquetes, seminários, intervenções sustentáveis e foram posteriormente socializados com toda a escola em dois eventos de culminância, com a presença de todas as turmas e professores, onde o tema escolhido naquele bimestre seria abordado novamente com a ajuda de um especialista convidado para palestrar sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram uma aprovação da metodologia tanto por parte do corpo docente quanto do discente, com um engajamento ativo e colaboração especialmente por parte dos alunos não só na construção dos conhecimentos em sala de aula, mas principalmente na construção dos trabalhos relacionados aos temas, onde eles puderam vivenciar os conteúdos didáticos de forma integrada e contextualizada com sua realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10704_TB2361_27102024105127.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA MARIA COSTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellabellamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os temas integradores são abordagens pedagógicas que conectam diferentes áreas de conhecimento e experiências de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais profunda e holística dos conceitos. Ao integrar temas relevantes e significativos, os educadores podem criar ambientes de aprendizado mais engajadores e contextualizados para os alunos, incentivando a aplicação prática do conhecimento, estimulando o pensamento crítico e preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. Visando uma interdisciplinaridade e aproximação dos conteúdos à realidade dos discentes, este trabalho propôs-se a investigar o uso de temas geradores integradores em sala de aula com o intuito de contextualizar os conteúdos didáticos no ensino fundamental e médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia foi aplicada durante dois bimestres e os temas foram selecionados de acordo com questões fundamentais que afetam diretamente a vivência do estudante, sendo eles: Violência nas Escolas e Saúde Mental e Preservação do Meio Ambiente. Professores tutores foram designados a cada uma das turmas orientados a utilizar o tema designado como ponto de apoio nas aulas e formular ao fim de cada bimestre um trabalho juntamente dos alunos. Tais trabalhos incluíram construção de maquetes, seminários, intervenções sustentáveis e foram posteriormente socializados com toda a escola em dois eventos de culminância, com a presença de todas as turmas e professores, onde o tema escolhido naquele bimestre seria abordado novamente com a ajuda de um especialista convidado para palestrar sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram uma aprovação da metodologia tanto por parte do corpo docente quanto do discente, com um engajamento ativo e colaboração especialmente por parte dos alunos não só na construção dos conhecimentos em sala de aula, mas principalmente na construção dos trabalhos relacionados aos temas, onde eles puderam vivenciar os conteúdos didáticos de forma integrada e contextualizada com sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.