Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA PROFESSORA ZENEIDE BEZERRA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111490
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3689
    "inscrito_id" => 9559
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PROFESSORA ZENEIDE BEZERRA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este estudo visa traçar a trajetória formativa e prática docente da professora Zeneide Bezerra, com foco na sua atuação na área da educação inclusiva e no processo de alfabetização de surdos no município de Crateús, além de investigar a influência das práticas pedagógicas de Zeneide Bezerra na formação de intérpretes, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. A constituição da identidade profissional da professora é um elemento central nesta investigação. Consideramos que a prática pedagógica e docente escolar é objeto de análise relevante, conforme destacado por Pimenta (2012). Neste sentido, o estudo se fundamenta não apenas em registros documentais, mas também em memórias compartilhadas por colegas de trabalho, amigos e familiares da professora, os quais fornecem importantes percepções sobre sua jornada profissional (SILVA e MACHADO, 2015). A pesquisa adota uma abordagem biográfica, valorizando as experiências individuais e coletivas de Zeneide Bezerra. Procura-se estabelecer um diálogo entre o individual e o social, conforme proposto por Moita (1995), refletindo sobre suas articulações e impactos na prática docente. Para alcançar os objetivos, optamos por uma metodologia de estudo biográfico, utilizando a entrevista em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Vale ressaltar que este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa, que se preocupa com a compreensão dos significados e sentidos das ações e relações entre pessoas ou grupos. O referencial teórico, se ancora nos estudos de Nóvoa (1992, 2002), Nunes (2001), Alarcão (2005), as diretrizes do Ministério da Educação (2000) e Freitas (2008). Assim, esta pesquisa busca valorizar a história de Zeneide Bezerra, destacando suas conquistas e impacto na educação inclusiva, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento coletivo sobre práticas inclusivas na educação de surdos em Crateús."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9559_TB3689_08042024234742.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR EMANUEL DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR EMANUEL"
    "autor_email" => "victor.emanuel.sousa08@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111490
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3689
    "inscrito_id" => 9559
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PROFESSORA ZENEIDE BEZERRA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este estudo visa traçar a trajetória formativa e prática docente da professora Zeneide Bezerra, com foco na sua atuação na área da educação inclusiva e no processo de alfabetização de surdos no município de Crateús, além de investigar a influência das práticas pedagógicas de Zeneide Bezerra na formação de intérpretes, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. A constituição da identidade profissional da professora é um elemento central nesta investigação. Consideramos que a prática pedagógica e docente escolar é objeto de análise relevante, conforme destacado por Pimenta (2012). Neste sentido, o estudo se fundamenta não apenas em registros documentais, mas também em memórias compartilhadas por colegas de trabalho, amigos e familiares da professora, os quais fornecem importantes percepções sobre sua jornada profissional (SILVA e MACHADO, 2015). A pesquisa adota uma abordagem biográfica, valorizando as experiências individuais e coletivas de Zeneide Bezerra. Procura-se estabelecer um diálogo entre o individual e o social, conforme proposto por Moita (1995), refletindo sobre suas articulações e impactos na prática docente. Para alcançar os objetivos, optamos por uma metodologia de estudo biográfico, utilizando a entrevista em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Vale ressaltar que este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa, que se preocupa com a compreensão dos significados e sentidos das ações e relações entre pessoas ou grupos. O referencial teórico, se ancora nos estudos de Nóvoa (1992, 2002), Nunes (2001), Alarcão (2005), as diretrizes do Ministério da Educação (2000) e Freitas (2008). Assim, esta pesquisa busca valorizar a história de Zeneide Bezerra, destacando suas conquistas e impacto na educação inclusiva, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento coletivo sobre práticas inclusivas na educação de surdos em Crateús."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9559_TB3689_08042024234742.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR EMANUEL DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR EMANUEL"
    "autor_email" => "victor.emanuel.sousa08@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo visa traçar a trajetória formativa e prática docente da professora Zeneide Bezerra, com foco na sua atuação na área da educação inclusiva e no processo de alfabetização de surdos no município de Crateús, além de investigar a influência das práticas pedagógicas de Zeneide Bezerra na formação de intérpretes, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. A constituição da identidade profissional da professora é um elemento central nesta investigação. Consideramos que a prática pedagógica e docente escolar é objeto de análise relevante, conforme destacado por Pimenta (2012). Neste sentido, o estudo se fundamenta não apenas em registros documentais, mas também em memórias compartilhadas por colegas de trabalho, amigos e familiares da professora, os quais fornecem importantes percepções sobre sua jornada profissional (SILVA e MACHADO, 2015). A pesquisa adota uma abordagem biográfica, valorizando as experiências individuais e coletivas de Zeneide Bezerra. Procura-se estabelecer um diálogo entre o individual e o social, conforme proposto por Moita (1995), refletindo sobre suas articulações e impactos na prática docente. Para alcançar os objetivos, optamos por uma metodologia de estudo biográfico, utilizando a entrevista em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Vale ressaltar que este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa, que se preocupa com a compreensão dos significados e sentidos das ações e relações entre pessoas ou grupos. O referencial teórico, se ancora nos estudos de Nóvoa (1992, 2002), Nunes (2001), Alarcão (2005), as diretrizes do Ministério da Educação (2000) e Freitas (2008). Assim, esta pesquisa busca valorizar a história de Zeneide Bezerra, destacando suas conquistas e impacto na educação inclusiva, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento coletivo sobre práticas inclusivas na educação de surdos em Crateús.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.