Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111444
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3621
    "inscrito_id" => 5801
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5801_TB3621_22102024173716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA NOÉLIA OLIVEIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicanb28@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111444
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3621
    "inscrito_id" => 5801
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM QUÍMICA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5801_TB3621_22102024173716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA NOÉLIA OLIVEIRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicanb28@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.