Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA COM LIDERANÇAS NO PROJETO SER JUNCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111362
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3500
    "inscrito_id" => 6974
    "titulo" => "EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA COM LIDERANÇAS NO PROJETO SER JUNCO"
    "resumo" => "Este trabalho explana os resultados das atividades realizadas no bairro Junco, na cidade de Picos, Piauí, com docentes e alunos que integram o Projeto de Extensão “Ser Junco: educação ambiental e desenvolvimento local sustentável”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Picos. O objetivo é compartilhar as estratégias de ação realizadas com lideranças comunitárias visando mapear os problemas ambientais do bairro e suas consequências sobre o cotidiano dos moradores. Como referencial teórico utilizamos as bases da psicologia ambiental e comunitária, seguindo a metodologia do mapeamento psicoambiental, tendo por base a mobilização dos moradores através das lideranças comunitárias para o exercício da cidadania a partir de ações de educação ambiental. Durante a primeira etapa de mobilização dos moradores foram feitos contatos com as lideranças, tanto as que residem no território, como aquelas vinculadas aos postos de saúde, associações, movimentos populares de base, representantes dos movimentos estudantil e de mulheres, como entidades de proteção aos animais, escolas e políticos. Em 2023, o campus da UFPI, passou a ser cenário de encontros com lideranças, momento em que apontaram as principais deficiências e problemas ambientais do Junco. Como resultados dos encontros com os líderes, foram apontados como principais problemas: a ausência de saneamento básico, tráfego complicado e ausência de transporte público e sujeira no bairro. Concluímos que os encontros favoreceram a análise das relações entre os sujeitos no contexto ambiental e de como eles percebem o direito à cidadania e a participação popular. Houve, igualmente, o fortalecimento do elo entre a universidade-bairro, a partir de uma rede de mobilização que favoreceu a divulgação das ações nas mídias e redes sociais que possibilitaram a continuidade do projeto em 2024, através de uma pesquisa quantitativa, mais ampla, com os moradores em geral, e oficinas de educação ambiental nas escolas do bairro, com apoio da FAPEPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6974_TB3500_27102024075023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA RODRIGUES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA SÁ"
    "autor_email" => "maisa_rodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111362
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3500
    "inscrito_id" => 6974
    "titulo" => "EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA COM LIDERANÇAS NO PROJETO SER JUNCO"
    "resumo" => "Este trabalho explana os resultados das atividades realizadas no bairro Junco, na cidade de Picos, Piauí, com docentes e alunos que integram o Projeto de Extensão “Ser Junco: educação ambiental e desenvolvimento local sustentável”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Picos. O objetivo é compartilhar as estratégias de ação realizadas com lideranças comunitárias visando mapear os problemas ambientais do bairro e suas consequências sobre o cotidiano dos moradores. Como referencial teórico utilizamos as bases da psicologia ambiental e comunitária, seguindo a metodologia do mapeamento psicoambiental, tendo por base a mobilização dos moradores através das lideranças comunitárias para o exercício da cidadania a partir de ações de educação ambiental. Durante a primeira etapa de mobilização dos moradores foram feitos contatos com as lideranças, tanto as que residem no território, como aquelas vinculadas aos postos de saúde, associações, movimentos populares de base, representantes dos movimentos estudantil e de mulheres, como entidades de proteção aos animais, escolas e políticos. Em 2023, o campus da UFPI, passou a ser cenário de encontros com lideranças, momento em que apontaram as principais deficiências e problemas ambientais do Junco. Como resultados dos encontros com os líderes, foram apontados como principais problemas: a ausência de saneamento básico, tráfego complicado e ausência de transporte público e sujeira no bairro. Concluímos que os encontros favoreceram a análise das relações entre os sujeitos no contexto ambiental e de como eles percebem o direito à cidadania e a participação popular. Houve, igualmente, o fortalecimento do elo entre a universidade-bairro, a partir de uma rede de mobilização que favoreceu a divulgação das ações nas mídias e redes sociais que possibilitaram a continuidade do projeto em 2024, através de uma pesquisa quantitativa, mais ampla, com os moradores em geral, e oficinas de educação ambiental nas escolas do bairro, com apoio da FAPEPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6974_TB3500_27102024075023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA RODRIGUES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA SÁ"
    "autor_email" => "maisa_rodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho explana os resultados das atividades realizadas no bairro Junco, na cidade de Picos, Piauí, com docentes e alunos que integram o Projeto de Extensão “Ser Junco: educação ambiental e desenvolvimento local sustentável”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Picos. O objetivo é compartilhar as estratégias de ação realizadas com lideranças comunitárias visando mapear os problemas ambientais do bairro e suas consequências sobre o cotidiano dos moradores. Como referencial teórico utilizamos as bases da psicologia ambiental e comunitária, seguindo a metodologia do mapeamento psicoambiental, tendo por base a mobilização dos moradores através das lideranças comunitárias para o exercício da cidadania a partir de ações de educação ambiental. Durante a primeira etapa de mobilização dos moradores foram feitos contatos com as lideranças, tanto as que residem no território, como aquelas vinculadas aos postos de saúde, associações, movimentos populares de base, representantes dos movimentos estudantil e de mulheres, como entidades de proteção aos animais, escolas e políticos. Em 2023, o campus da UFPI, passou a ser cenário de encontros com lideranças, momento em que apontaram as principais deficiências e problemas ambientais do Junco. Como resultados dos encontros com os líderes, foram apontados como principais problemas: a ausência de saneamento básico, tráfego complicado e ausência de transporte público e sujeira no bairro. Concluímos que os encontros favoreceram a análise das relações entre os sujeitos no contexto ambiental e de como eles percebem o direito à cidadania e a participação popular. Houve, igualmente, o fortalecimento do elo entre a universidade-bairro, a partir de uma rede de mobilização que favoreceu a divulgação das ações nas mídias e redes sociais que possibilitaram a continuidade do projeto em 2024, através de uma pesquisa quantitativa, mais ampla, com os moradores em geral, e oficinas de educação ambiental nas escolas do bairro, com apoio da FAPEPI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.