Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENFRENTADAS PELA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE UMA DIRETORA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo feito sobre os desafios e possibilidades enfrentadas pela gestão escolar no contexto educacional, trazendo um relato de uma diretora escolar da rede municipal da cidade de Pau dos Ferros/RN. A gestão escolar configura-se como a organização da escola e os sujeitos que dela participam, e a escola deve pautar suas ações observando principalmente quatro pilares aqui citados como: o gestão de pessoas, pedagógico, administrativo e financeiro, que irão nortear as atividades promovidas pela instituição. No âmbito da promoção do ensino aprendizagem, e para que a gestão escolar oportunize um trabalho interativo, existem alguns documentos que são norteadores a exemplo da BNCC, LDB, além do Projeto Político Pedagógico criado pelas escolas, e que em consonância com as necessidades e com as leis, traçam metas e estratégias para garantir que a gestão escolar promova uma educação de qualidade, participativa e eficaz. Entretanto, a evasão, a ausência da família na vida escolar dos filhos, a comunicação, a burocracia e o fluxo financeiro são alguns dos desafios que a gestão escolar enfrenta no atual contexto. Frente a esses desafios, existem algumas possibilidades que a gestão pode priorizar no seu fazer educacional, como a motivação do corpo docente, através das capacitações para o currículo, a promoção de palestras e eventos que contribuem para a parceira escola e família, bem como a busca por melhores condições de trabalho. Portanto, é perceptível que os desafios que uma gestão escolar enfrenta diariamente são muitos, e diante disso, é preciso que se consiga articular os sujeitos que da/na escola fazem parte, para que juntos alcancem os objetivos traçados no PPP da escola, no que concerne ao desenvolvimento da educação que a escola seja cada vez mais inclusiva, formadora de sujeitos pensantes, comprometida e equitativa, contribuindo com a democracia.

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