Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111265
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3363
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO"
    "resumo" => "A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8282_TB3363_27102024160123.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA VITÓRIA DE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Vitória"
    "autor_email" => "brunavitoriaaof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111265
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3363
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO"
    "resumo" => "A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8282_TB3363_27102024160123.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA VITÓRIA DE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Vitória"
    "autor_email" => "brunavitoriaaof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.