Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautado na revisão narrativa por meio da análise de artigos e dissertações publicados nos últimos cinco anos (2018-2022) nas bases ERIC, Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca ocorreu entre os meses de maio a junho de 2023. Foram analisados 6 (seis) documentos acadêmicos com base nas seguintes palavras-chave: docência online, QR Code, interação, Matemática e estratégias. Tem-se como objetivo geral investigar as possibilidades de interação do uso do aplicativo QR Code como recurso pedagógico para potencializar o ensino da matemática por meio de resolução de problemas. Busca-se responder o seguinte problema: Como o uso do QR Code pode potencializar a interação no ensino de matemática? Utilizou-se como aporte teórico os estudos de Bairral (2015), Behrens (2013), Belloni (2008), Dante (2005), Freitas e Carvalho (2017), Pimentel (2010), entre outros. Os resultados sinalizam que o uso do QR Code por si só não promove a interação e nem a aprendizagem. É preciso que os interagentes do processo compreendam a importância da participação ativa no desenvolvimento do processo de aprendizagem, seja ela colaborativa, cooperativa, reativa, mútua, informativa, discursiva e/ou argumentativa, além de enxergar o recurso tecnológico apenas como mais um aparato que pode potencializar a aprendizagem por ser capaz de inovar a mediação pedagógica, diferenciando das práticas usuais predominantes no ambiente escolar e, sobretudo, por promover incorporação/integração de tecnologias, gamificação e momentos de proatividade, diálogo, socialização e compartilhamento de saberes e conhecimentos.