Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109868
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1405
    "inscrito_id" => 7367
    "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS"
    "resumo" => "A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7367_TB1405_29022024224221.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FÉLIX DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gf877090@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109868
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1405
    "inscrito_id" => 7367
    "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS"
    "resumo" => "A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7367_TB1405_29022024224221.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FÉLIX DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gf877090@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um importante marco em nosso país no tocante à inclusão da pessoa com deficiência, assegurando-lhe direitos em diversos âmbitos, dentre eles a educação. Na perspectiva da educação inclusiva e da acessibilidade no contexto educacional busca-se eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância de estratégias que visem garantir a participação dos estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Logo, a utilização de recursos de acessibilidade e de tecnologias assistivas aparece como de suma importância, juntamente com a necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam na educação, nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE Campus Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, realizou uma ação de caráter formativo durante um evento cuja temática promoveu a reflexão e o diálogo sobre a temática da inclusão e da acessibilidade. A atividade partiu da concepção e da criação de um espaço dotado de recursos de tecnologias assistivas e materiais didáticos de diversas áreas do conhecimento, permitindo ao público uma experiência sensorial e um ambiente de aprendizagem. Esta ação contou com a colaboração de servidores e estudantes do campus, e dentre os principais resultados destacam-se a produção de materiais didáticos acessíveis que ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica, a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no ambiente educacional e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais com relação a esta temática. Dessa forma, o IFCE Campus Acopiara reforça seu compromisso contínuo na promoção da igualdade de acesso à educação e contribui para a discussão de temáticas relevantes na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.