Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111126
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3167
    "inscrito_id" => 464
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A música, quarta das sete artes clássicas, é um dos elementos mais essenciais na composição de uma cultura. Está presente desde a vivência dos povos originários até hoje, onde mercadologicamente se tornou um dos produtos mais consumidos ao redor do globo. A música e sua melodia postas organizadamente em harmonia não podem ser enxergadas somente como entretenimento, uma vez que são expressões artísticas capazes de revelar muito sobre o principal objeto de estudo da geografia: a interação do homem com o espaço no qual ele vive. No tempo em que a globalização, um grande processo de integração entre nações distintas impera, a possibilidade de ter acesso a diferentes culturas foi altamente ampliada e a música é uma das vias responsáveis por este feito. Dito isto, devemos, como educadores, utilizar da música a fim de trabalharmos através de uma metodologia lúdica, dinâmica e convidativa, incrementando o processo de aprendizagem da ciência geográfica. Este trabalho tem uma abordagem quali-quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um jogo aplicado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa e do ensino superior em Geografia do IFRN Campus-Natal Central, tendo ainda a intenção de aplicar ao menos mais uma vez com uma turma do ensino médio técnico integrado do mesmo campus, referente a associação entre música e Espaço Geográfico. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de alicerce para o assunto. Tem-se como objetivo verificar a eficiência desta atividade lúdica no ensino da temática de regionalização cultural musical do mundo, buscando promover o enriquecimento do saber geográfico dos alunos participantes da dinâmica que terão a oportunidade de aprender sobre a cultura fonográfica de diversos países, buscando apresentá-los elementos que caracterizam a música de determinada região, a partir da exploração dos conceitos de origem da música e sua sonoridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID464_TB3167_06102024225246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "RAELISON"
    "autor_email" => "raelison.simplicio@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111126
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3167
    "inscrito_id" => 464
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA: A FONOGRAFIA ALIADA A METODOLOGIA DE ENSINO PARA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A música, quarta das sete artes clássicas, é um dos elementos mais essenciais na composição de uma cultura. Está presente desde a vivência dos povos originários até hoje, onde mercadologicamente se tornou um dos produtos mais consumidos ao redor do globo. A música e sua melodia postas organizadamente em harmonia não podem ser enxergadas somente como entretenimento, uma vez que são expressões artísticas capazes de revelar muito sobre o principal objeto de estudo da geografia: a interação do homem com o espaço no qual ele vive. No tempo em que a globalização, um grande processo de integração entre nações distintas impera, a possibilidade de ter acesso a diferentes culturas foi altamente ampliada e a música é uma das vias responsáveis por este feito. Dito isto, devemos, como educadores, utilizar da música a fim de trabalharmos através de uma metodologia lúdica, dinâmica e convidativa, incrementando o processo de aprendizagem da ciência geográfica. Este trabalho tem uma abordagem quali-quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um jogo aplicado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa e do ensino superior em Geografia do IFRN Campus-Natal Central, tendo ainda a intenção de aplicar ao menos mais uma vez com uma turma do ensino médio técnico integrado do mesmo campus, referente a associação entre música e Espaço Geográfico. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de alicerce para o assunto. Tem-se como objetivo verificar a eficiência desta atividade lúdica no ensino da temática de regionalização cultural musical do mundo, buscando promover o enriquecimento do saber geográfico dos alunos participantes da dinâmica que terão a oportunidade de aprender sobre a cultura fonográfica de diversos países, buscando apresentá-los elementos que caracterizam a música de determinada região, a partir da exploração dos conceitos de origem da música e sua sonoridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID464_TB3167_06102024225246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELISON SIMPLICIO ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "RAELISON"
    "autor_email" => "raelison.simplicio@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A música, quarta das sete artes clássicas, é um dos elementos mais essenciais na composição de uma cultura. Está presente desde a vivência dos povos originários até hoje, onde mercadologicamente se tornou um dos produtos mais consumidos ao redor do globo. A música e sua melodia postas organizadamente em harmonia não podem ser enxergadas somente como entretenimento, uma vez que são expressões artísticas capazes de revelar muito sobre o principal objeto de estudo da geografia: a interação do homem com o espaço no qual ele vive. No tempo em que a globalização, um grande processo de integração entre nações distintas impera, a possibilidade de ter acesso a diferentes culturas foi altamente ampliada e a música é uma das vias responsáveis por este feito. Dito isto, devemos, como educadores, utilizar da música a fim de trabalharmos através de uma metodologia lúdica, dinâmica e convidativa, incrementando o processo de aprendizagem da ciência geográfica. Este trabalho tem uma abordagem quali-quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um jogo aplicado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa e do ensino superior em Geografia do IFRN Campus-Natal Central, tendo ainda a intenção de aplicar ao menos mais uma vez com uma turma do ensino médio técnico integrado do mesmo campus, referente a associação entre música e Espaço Geográfico. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de alicerce para o assunto. Tem-se como objetivo verificar a eficiência desta atividade lúdica no ensino da temática de regionalização cultural musical do mundo, buscando promover o enriquecimento do saber geográfico dos alunos participantes da dinâmica que terão a oportunidade de aprender sobre a cultura fonográfica de diversos países, buscando apresentá-los elementos que caracterizam a música de determinada região, a partir da exploração dos conceitos de origem da música e sua sonoridade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.