COELHO, Nicóli Vicente et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111102>. Acesso em: 23/11/2024 15:26
O trabalho descreve o relato de experiência de uma oficina, que iniciou em uma das atividades da disciplina de Práticas de Ensino de Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Avançado Sombrio. Esta oficina foi aplicada com os acadêmicos das turmas do 1º e 5º semestre do curso, a qual teve como linha metodológica norteadora, material manipulativo. Por meio de dobraduras, vários conceitos matemáticos foram sendo explorados durante a construção, buscando em conjunto com aula expositiva e dialogada, consolidar de maneira significativa a área do retângulo e do quadrado. Destaca-se que realizando-se todas as etapas das dobraduras, ao final formar-se-á um objeto tridimensional, miniatura de uma casa. Nesse contexto, a oficina teve como objetivo explorar visualmente algumas formas geométricas que se formava, estimulando a imaginação e a concepção visual dentre outros entes geométricos, para no final, definir a relação matemática e o conceitual de área do quadrado e do retângulo. Pode-se dizer que a execução da oficina foi positiva, alcançando o objetivo, havendo consolidação do conteúdo trabalhado. Entretanto, por se tratar de turmas do ensino superior, considera-se que a relevância maior foi a experiência prática didática para a autora (acadêmica), obtendo êxito no trabalho proposto e podendo visualizar a empolgação dos colegas na atividade com materiais manipulativos nas aulas, pois muitos relataram que nunca haviam tido aulas assim.