Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113560
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6680
    "inscrito_id" => 15938
    "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15938_TB6680_04102024125601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO FURTADO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leafursan@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113560
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6680
    "inscrito_id" => 15938
    "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS EM OPORTUNIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15938_TB6680_04102024125601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO FURTADO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leafursan@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.